Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerFestival de música Cartaxo Sessions muda para Casa do Campino

Festival de música Cartaxo Sessions muda para Casa do Campino

Devido às condições climatéricas previstas para sábado, 21 de setembro, a primeira edição do festival Cartaxo Sessions In STR muda para a Casa do Campino, a partir das 20h00, no âmbito do projeto municipal Santarém Cultura – In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura. 

O espetáculo, inicialmente previsto para o Jardim Portas do Sol, conta com quatro bandas em palco. Os alemães Electric Moon são a principal atração do festival, que conta ainda com atuações dos portugueses 10 000 Russos e Talea Jacta, vindos do Porto, e dos conterrâneos Conjunto!Evite, uma presença habitual no planalto escalabitano.

Para além da música, no local vai ainda funcionar um pequeno mercado com bancas de vendas de discos, trabalhos de ilustradores ou artigos das bandas participantes e o merchandising da própria organização.

Conjunto!Evite, de Rio Maior até Santarém

Os concertos ao ar livre começam pelas 20h, com a atuação do Conjunto!Evite, banda formada em Rio Maior, que inclui entre os músicos dois filhos de Tim, cantor e baixista dos Xutos & Pontapés.

José Deveza, Manuel Belo, Sebastião Santos, Fábio Neves e Vicente Santos são os elementos desta banda que diz ter nascido da “capacidade de sonhar que o prog-rock tinha pernas para andar e podia sair do armário sem cheirar a naftalina”.

Dizem ainda ser “adeptos de cantigas longas e de fazer viajar quem os ouve, mas sem paciência para malabarismos técnicos. É música pela música, uma espécie de fusão entre Pink Floyd e Death From Above, ELP e QOTSA, Yes e Mastodon, Camel e Tool, num caldeirão de influências que se insinua mas nunca transborda e que faz ponto caramelo na palavra cantada de dois irmãos que só sabem harmonizar em Português”.

Paisagens sonoras com os Talea Jacta

A partir das 20h50, será a vez de tocarem os portuenses Talea Jacta, um duo formado pelo guitarrista Pedro Pestana, também dos 10000 Russos e Tren Go! Sound System, e pelo baterista, que também toca cimbalão e gongo, João Pais Filipe, que se reparte entre vários projetos como musicais como HHY & The Macumbas, Sektor 304, Montanha Magnética ou Paisel.

A música da banda combina sons etnográficos, acompanhados por uma guitarra que vai criando paisagens sonoras através de canções de longa duração.

O grupo explica que “o início dessa bela amizade”, aconteceu em fevereiro de 2016, quando se reuniram para um espetáculo improvisado, no Porto, incluído numa série de “duetos improváveis”, promovidos pela Favela Discos. O resultado “foi tão bom” que registaram em julho seguinte a primeira sessão de gravação como projeto conjunto.

10000 Russos invadem Santarém

 Depois das 21h40, o palco pertence aos 10.000 Russos, apresentados como “uma força formidável no psicadelismo moderno”. Praticantes de um tipo de som descrito como “psych/post-punk industrial”, este trio vindo Porto lançou o álbum de estreia ‘Distress Distress’ em abril de 2017, através da editora Fuzz Club Records.

A promoção deste disco levou a banda a realizar duas grandes digressões – uma com 50 datas, outra com 60 espetáculos – em solo europeu, onde atuaram em 14 países diferentes ao longo de 2017 e 2018. Entre os muitos concertos, a banda destaca a presença em festivais na Polónia, Alemanha, Holanda ou Inglaterra, onde receberam largos elogios pelas suas prestações ao vivo.

Depois da passagem por Santarém, a banda prepara-se para lançar um novo disco ainda este ano, enquanto se espera embarcar numa nova tournée, desta vez até ao outro lado do oceano Atlântico – no México – antes de regressar à Europa, onde vai percorrer novamente as salas do velho continente.

O rock ácido dos alemães Electric Moon

Formados em 2009, os alemães Electric Moon são hoje um dos nomes consagrados entres os seus pares. Surgiram por iniciativa do pintor Komet Lulu no baixo, Sula Bassana na guitarra e Pablo Carneval na bateria.

A banda mistura “uma grande dose de psicadelismo” e “algumas cores ácidas”, o que contribui para que os seus concertos ao vivo se tornem numa “coisa única”, celebrando “o amor da música junto com o público”, sobretudo quando “ocorre uma simbiose” entre a banda e a assistência.

Os Electric Moon têm atuado em alguns dos melhores festivais europeus dedicados ao psych e ao krautrock, estéticas musicais abrangentes e onde os alemães se inserem musicalmente.

 Para além da música, no local vai ainda funcionar um pequeno mercado com bancas de vendas de discos, trabalhos de ilustradores ou artigos das bandas participantes e o merchandising da própria organização. As entradas são gratuitas.

HORÁRIOS:

20H00-20H30 – Conjunto!Evite

www.facebook.com/conjuntoevite.band

20H50-21H20 – Talea Jacta

www.taleajacta.bandcamp.com

21H40-22H20 – 10000 Russos

www.facebook.com/10000Russos

22H40-00H00 – Electric Moon

www.facebook.com/ElectricMoonOfficial

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar