Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoLançamento do livro "Tradição oral do concelho de Constância" abre Jornadas Europeias...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Lançamento do livro “Tradição oral do concelho de Constância” abre Jornadas Europeias do Património

No próximo domingo, 22 de setembro, pelas 15h00, Constância vai dar início às atividades inerentes às Jornadas Europeias do Património, com a apresentação do livro “Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial”, o qual integra os principais géneros da literatura oral tradicional: orações, rezas, ditos e provérbios, cantigas, adivinhas, romances, contos, etc.

Com prefácio da Investigadora Ana Maria Paiva Morão, a publicação que resulta de um trabalho de recolha, transcrição e classificação efetuado pela Técnica Superior do Município Anabela Cardoso, é uma edição da Câmara Municipal de Constância, no âmbito de uma candidatura ao PEDIME, Valorização dos Recursos TIC em Contexto Escolar e Interação com a Comunidade.

Integrado neste trabalho o município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas em parceria com a Escola Básica e Secundária Luís de Camões desenvolveram um trabalho de recolha do património cultural imaterial no concelho de Constância, realizado pelos alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade no domínio da Literatura Oral Tradicional. A estas recolhas juntaram-se muitas outras efetuadas ao longo dos anos as quais foram sujeitas a um processo de seleção e classificação, com o objetivo de representarem a Literatura Oral Tradicional do concelho de Constância.

Este património salvaguardado em livro é uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo da comunidade que deve ser protegido, valorizado e transmitido às gerações do futuro.

No concelho de Constância, as Jornadas Europeias do Património, contarão também com a realização do Percurso Pedestre Interpretativo Paisagem com Arte, um evento que está agendado para dia 28 de setembro.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar