Sábado, Abril 20, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerMúsica e património histórico-cultural em destaque nas Jornadas de Cultura de Salvaterra...

Música e património histórico-cultural em destaque nas Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos

A 6.ª edição das Jornadas de Cultura prossegue no Concelho de Salvaterra de Magos até 29 de setembro, com a realização de iniciativas que pretendem promover e divulgar o património histórico-cultural do Concelho.

Na Glória do Ribatejo, decorre nos dias 19, 20 e 21 de setembro, o “Mundus Glória Fest” numa organização da Associação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo com a parceria da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, juntando música tradicional e contemporânea, sons africanos, poesia, gastronomia, entre outros.

Esta quinta-feira, 19 de setembro, pelas 21h30, terá lugar o colóquio “Jornadas Culturais – Bordados glorianos (Candidatura a Património Cultural Imaterial), Cultura e Território”, na Casa do Povo da Glória do Ribatejo.

Na sexta-feira, 20 de setembro, vai juntar, no espaço verde do ringue desportivo da freguesia, a partir das 22h, Cantos pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, grupo de bombos do Rancho Folclórico de Silvares, a guitarra portuguesa de Mestre António Chaínho, pop-rock com a Banda Épikos, Cante Alentejano pelo Grupo Coral Bafos de Baco e rock acústico com António Manuel Ribeiro+trio.

Sábado, 21 de setembro, pelas 17h, destaque para a atuação da Banda Sinfónica do Exército e da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. À noite, a partir das 22h, há Cantos pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, cantares polifónicos com as Cantadeiras do Vale do Neiva, o DJ e declamador Rui Oliveira, inovação sobre a música tradicional portuguesa com o grupo Tanto Mar e ritmos cabo verdianos com Elida Almeida.

Na freguesia de Muge, também este sábado, pelas 10h,  a Câmara Municipal vai promover a apresentação do projeto “Muge Portal – Concheiros de Muge: Um novo portal para os últimos caçadores-recolectores do vale do Tejo”, com a presença de Célia Gonçalves, arqueóloga da Universidade do Algarve, seguindo-se uma visita às escavações arqueológicas do Concheiro do Cabeço da Amoreira, aberta à população, com concentração na Casa do Povo de Muge (disponibilização de transporte por parte da Câmara Municipal).

No dia 29 de setembro, a partir das 15h30, na Casa do Povo da Glória do Ribatejo, a Câmara Municipal vai reeditar o livro “O Falar da Glória do Ribatejo”, de Idalina Serrão Garcia, numa parceria com a União das Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, lançar a sexta edição da Revista MAGOS, este ano dedicada à importância das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória e realizar uma homenagem e exposição “Ti Margarida – Uma Mulher Gloriana”.

Na Galeria de Exposições da Falcoaria Real pode ser visitada, até 3 de janeiro, a exposição “Tirée Par … A Rainha Dona Amélia e a fotografia”. Já no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, ficará patente de 23 de setembro a 31 de outubro a exposição do “IV Prémio Infante D. Luís às Artes – Escultura”.  

Programação completa em www.cm-salvaterrademagos.pt

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar