Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoMunicípio de Azambuja promove visita de abertura à nova Casa da Juventude
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Município de Azambuja promove visita de abertura à nova Casa da Juventude

A obra da Casa da Juventude encontra-se concluída e o Município de Azambuja promove uma visita de abertura no próximo dia 30 de setembro de 2019, pelas 10h00. O equipamento localiza-se na Rua dos Campinos, nº37, em Azambuja. Este é um dos projetos integrados no PARU-Plano de Ação de Regeneração Urbana / Centros Urbanos Complementares, submetido pelo Município de Azambuja e aprovado com apoio financeiro comunitário. O projeto Casa da Juventude foi comparticipado pela União Europeia em 85%, através do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A candidatura, com o valor de 376.798,97 euros, foi cofinanciada em 320.278,87 euros.

O apoio dos fundos comunitários a esta operação do P.A.R.U. foi aprovado ao abrigo do eixo “Ambiente e Sustentabilidade”, que tem como objetivos melhorar o ambiente urbano, promover a eficiência energética, reduzir o ruído e a poluição do ar, e revitalizar os núcleos das vilas e das cidades. A nível local, esta intervenção assume um grande significado e trará um impacto muito positivo, não só à vila de Azambuja como a todo o concelho, numa áreas sensível e estratégica como é a Juventude.

A nova Casa da Juventude constitui a concretização do objetivo traçado pelo Município de Azambuja para a requalificação de um edifício municipal, algo degradado, existente na Rua dos Campinos. Na verdade, tratou-se de uma verdadeira reconversão de um imóvel que já serviu de posto local da Guarda Nacional Republicana e também já funcionou como arquivo histórico do município. O atual projeto teve como objetivo dar nova vida a este património e dotá-lo de valências de apoio a atividades com jovens, possibilitando assim aos seus utilizadores o uso destas instalações para iniciativas lúdicas mas também de formação, dispondo de alguma capacidade de alojamento. Este espaço requalificado passará a ser mais um ponto de encontro para os jovens do concelho, um local que se pretende dinâmico, onde as atividades são criadas por jovens e para os jovens.

Recorde-se que, este cofinanciamento pelo Programa Operacional Regional “Alentejo 2020” tem um valor global na ordem dos 600 mil euros, uma vez que contemplou toda a candidatura do Município de Azambuja ao PARU-Plano de Ação de Regeneração Urbana / Centros Urbanos Complementares, no qual se inclui igualmente a criação de um Posto de Apoio ao Visitante, bem como a obra de reabilitação da cobertura e da fachada do edifício da Divisão de Urbanismo e da Unidade de Atendimento ao Público do Município de Azambuja.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar