Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerFITIJ - Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude de 7 a 13 de outubro em Santarém

O FITAIJ 2019 – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância de Juventude vai começar já esta segunda-feira, dia 7, e até dia 12 irá apresentar cerca de 26 espetáculos e intervenções artísticas diversificas, com artistas de seis países.

Nesta 15.ª edição, com organização da Associação Cultural FITIJ, o Festival continua empenhado na ligação às escolas, à comunidade regional (FITIJalém), à formação e às artes na rua, sobretudo do novo circo e o clown.

Com esta 15.ª edição, a organização do FITAIJ pretende “garantir novas condições para abrir um novo ciclo que possa projetar o Festival, o concelho e a região, com os municípios parceiros da Charneca e da Lezíria do Tejo, para uma atenção redobrada da oferta cultural para crianças e adolescentes“.

“Não tendo ainda recursos para uma mudança mais rápida, os esforços vão no sentido de um modelo de desenvolvimento que seja mais consistente e duradouro e que possa, a cada ano, provocar o espanto nas gentes scalabitanas e das dos municípios parceiros da região, com a oferta cultural para crianças e adolescentes”, adianta a organização.

“É essa novidade sempre repetida que deve ser a orientadora da programação performativa deste Festival”, anuncia a organização na apresentação do programa.

O Festival Internacional de Teatro e Artes para Infância e Juventude (FITIJ) realiza-se de 07 a 12 de outubro, com a participação de artistas e grupos de 6 Países: Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, França e Portugal. A organização justifica a escolha destes grupos de países que, pelos conteúdos das suas obras, não só porque são temáticas que passam pouco por Santarém.

Outra novidade este ano é o reforço da rubrica FITIJArtes na Rua que continua, este ano a privilegiar o Centro Histórico da cidade, mas que, pela segunda vez se estende a arte na rua à urbanização de S. Domingos – praceta Cónego Formigão. O FITIJ vai ter um espetáculo de Clown e de trapézio voador pela a 1ª vez em Santarém. “Este ano dedicamos também uma outra atenção ao teatro e performances com a dominante de Clown, não só ao nível dos eEspetáculos, mas também nas áreas da formação e exposições. A Espanha terá um papel preponderante nesta edição, trazendo espetáculos desta área artística e da área do novo circo, preconizando a quebra de fronteiras artísticas entre elas, dando um cunho mais contemporâneo para este tipo de cruzamentos disciplinares que, com certeza, irão enriquecer os públicos Scalabitanos.

O Criançando é um dos grandes pilares estruturantes do FiTiJ. Este ano com uma roupagem nova: novas oficinas artísticas (Arte Circense, Artes Plásticas, Ciência, Construção de Fantoches, Ser Palhaço, Robótica); um novo espaço no Convento S. Francisco e novos animadores em parceria com a ETPR, na sua maioria, mas contamos também com a Associação Human’Art e o artista Scalabitano Paulo Patrício.

O FiTiJ Além aposta em públicos dos concelhos da região que acolhem o FiTiJ. Mantendo as parcerias do ano passado com Leiria, Almeirim, Fazendas, Cartaxo e alarga estas, pela 1.ª vez, a Alpiarça e Coruche.

Ao nível da Formação e da troca de saberes e competências, este ano, o FiTiJ promove a uma ação intitulada “Em busca do seu próprio Clown”, orientada por Luciano Amarelo, em que através da técnica de Clown pretende se descobrir mais a criança que cresceu em nós. Haverá ainda uma “Palestra Intensiva – Conceito de Atuação Series & Filmes”, orientada por Luís D’MOHR – Diretor Brasileiro, em colaboração com a Associação Internacional Luso Brasileira Integração e Cultura.

Outra aposta é o apoio a práticas educativas no CRIANÇANDO, através de animadores da ETPR – Escola Técnica e profissional do Ribatejo/Tremês). Esta parceria FITIJ – ETPR promove estas práticas educativas, bem como a assistência a espetáculos em Santarém de temáticas importantes e atuais para os jovens.

A Formação Pedagógica – Expressão Dramática – pretende dar resposta através de ferramentas artísticas a problemáticas existentes em contexto de sala de aula. Acontecerá no Agrupamento Escolar de Almeirim, no 1.º semestre de 2020

As novidades continuam na Arte Urbana. Destaca-se uma Video-Instalação Holográfica chamada “Holoseno”– criada por 3 jovens artistas de Santarém da área da pintura/arte urbana e do cinema /video que, na Calçada 66, junto ao W Shopping, apresentam a obra um cruzamento de disciplinas entre o cinema expandido e a escultura, e propõem uma narrativa sobre uma proposta de uma nova era geológica, o Antropoceno. Os jovens artistas são Miguel Canaverde (multimédia), Pedro Mourinha (multimédia, música), e Francisco Camilo (pintura/arte urbana).

Residência Artística e coproduções. Este ano, o FITAIJ dá mais claro o sinal de um apoio forte à criação, sobretudo para artistas locais, privilegiando a sua ação criativa e para que esta possa ser mostrada aos Scalabitanos, através da utilização do espaço público, como espaço privilegiado para apresentações artísticas. Além da realização da coprodução para a Video-Instalação Holográfica “Holoseno”– entre o FITIJ e os artistas Miguel Canaverde, Pedro Mourinha e Francisco Camilo, com a residência artística na IAS – Incubadora d’Artes Santarém; será apoiada a realização de uma coprodução entre o Fitij e a Associação Human’Art, para a realização de um Espetáculo – “ Love Flames”, que por sua vez se juntaram à associação Waves of Youth, para a apresentação deste cruzamento disciplinar, que encerrará o FITAIJ19, no Jardim da República/Convento S. Francisco.

Quanto a Exposições, destaque para “Chapéus Há Muitos – Exposição de Chapéus, Hatinators e Fascinators”, de Luís Stoffel”. O artista de Santarém apresenta na sua terra parte da sua coleção de chapéus, depois de ter trabalhado nas produções de Filipe La Féria e também na área da moda, tendo sido destacado pela revista Vogue como o melhor Designer português na área da Chapelaria.

Fora do Festival será apresentada uma exposição sobre Adereços Teatrais e outras coisas mais – materiais, figurinos, adereços, etc., dos vários grupos artísticos de Santarém mostrados à cidade em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém.

Flashmobs – momentos e apontamentos artísticos a acontecer no W Shopping e Rodoviária do Tejo com a participação dos artistas Paulo Patrício (improvisação teatral), Rafaela Melão (acordeão) e ainda os grupos Human’ Art e Coral “Ao meu Ritmo”, da APPACDM Vale Santarém. Nos locais W Shopping; Gare Rodoviária do Tejo; BusFitij e MOBI.

O Fórum Fitij, espaço de tertúlia e convívo, promove no dia 8, às 18h30, no Teatro Sá da Bandeira, a Conversa Cruzada sobre o tema “Festivais, Teatro e Artes para/com Crianças e AdolescentesA Programação em questão!” Na apresentação deste debate, a organização questiona a oferta cultural para estas idades. H Nelson Ferrão/ FITIJ/moderação; José Caldas/encenador (Porto); Rosa Montez/ educadora, formadora em Educação Artística para a infância e autora de livros (Santarém); Pedro Oliveira/ator e encenador, O Nariz Teatro de Grupo (Leiria); Carolina Seia/jovem atriz, estudante de Teatro; Rui Cerveira/ator e diretor Festival Sementes (Almada); Sofia Vieira/atriz, Aqui Há Gato (Santarém).

Destaques ainda para o programa Fitij Artes na Rua – promoção, divulgação e difusão da prática artística na rua, no Largo Seminário (manhã) e no jardim de S. Domingos (tarde). Os Artistas vão à escola – leva os artistas convidados a apresentarem os seus espetáculos nas escolas do concelho. APPACDM no centro escolar de Alcanede e em Pernes, e O Nariz Teatro de Grupo / parceria com ACASO Festival de Teatro (Leiria) é recebido na Escola dos Amiais de Baixo.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar