Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSaúdeFARPA promove Encontro sobre Dignidade nos Cuidados em Saúde Mental
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

FARPA promove Encontro sobre Dignidade nos Cuidados em Saúde Mental

A FARPA – Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico promove hoje, dia 10 de outubro, o Encontro “Dignidade nos Cuidados em Saúde Mental’, no Auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.

O encontro conta com as presenças de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, de Renato Bento, diretor da Segurança Social de Santarém, de Alcinda Reis, subdiretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, de Filipa Martinho, diretora da FARPA, e de João Formiga, diretor do Hospital Distrital de Santarém.

No painel deste Encontro participam Pedro Afonso, psiquiatra, Sheila Sousa, psicóloga, Ana Oliveira, cuidadora/filha, Bruno Romão, enfermeiro especialista em Saúde Mental e Vânia Rovisco, bailarina e coreógrafa. A moderação está a cargo de Clara André.

Caminhada pela Saúde Mental

As comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental prosseguem no dia 12, às 10h00, com a Caminhada “Outdoor pela Saúde Mental”, no Jardim da Liberdade. Às 10h00 tem lugar a receção e entrega do kit de participante, às 10h30, o aquecimento “Acordar antes de caminhar”. O início da Caminhada tem lugar às 11h00.

As inscrições para esta Caminhada “Outdoor pela Saúde Mental” têm data limite de 11 de outubro e estão disponíveis através do formulário: https://forms.gle/9WeqjM91Bsskyg9G8 .

O Outdoor pela Saúde Mental consiste na realização simultânea de 4 caminhadas, em 4 regiões do território nacional (Lisboa, Évora, Faro e Santarém) e tem como principal objetivo afirmar-se como uma voz ativa na promoção da participação da comunidade em ações de direitos humanos, nomeadamente, das pessoas com incapacidades, de combate ao estigma, discriminação e exclusão social e a favor da valorização do indivíduo com experiência de doença mental, bem como a sua inclusão social.

Para além do apoio do INR – Instituto Nacional da Reabilitação e da FNERDM – Federação Nacional de Entidade de Reabilitação de Doentes Mentais, esta caminhada conta também com a ajuda dos pace.makers para o planeamento do percurso e do Ginásio 100% que vai dinamizar o aquecimento.

No mesmo dia, às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira recebe a peça de Teatro “Um outro Fim para a Menina Júlia”, do Teatro Nacional D. Maria II.

A Peça tem encenação, espaço cénico e figurinos de Tiago Rodrigues e desenho de luz de João de Almeida, a peça é interpretada por Helena Caldeira, Inês Dias, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Paula Mora e Vicente Wallenstein. A bilheteira reverte a favor A Farpa – Associação Familiares e Amigos do Doente Psicótico. Bilhetes à venda no TSB – Teatro Sá da Bandeira, BOL, Worten, FNAC e CTT.

As inscrições para a Caminhada “Outdoor pela Saúde Mental”, que se realiza no dia 12, no Jardim da Liberdade, em Santarém,  têm data limite de 11 de outubro e estão disponíveis através do formulário: https://forms.gle/9WeqjM91Bsskyg9G8 .

Às 10h00 tem lugar a receção e entrega do kit de participante, às 10h30, o aquecimento “Acordar antes de caminhar”. O início da Caminhada tem lugar às 11h00.

A caminhada Outdoor pela Saúde Mental consiste na realização simultânea de 4 caminhadas, em 4 regiões do território nacional (Lisboa, Évora, Faro e Santarém) e tem como principal objetivo afirmar-se como uma voz ativa na promoção da participação da comunidade em ações de direitos humanos, nomeadamente, das pessoas com incapacidades, de combate ao estigma, discriminação e exclusão social e a favor da valorização do indivíduo com experiência de doença mental, bem como a sua inclusão social.

Para além do apoio do INR – Instituto Nacional da Reabilitação e da FNERDM – Federação Nacional de Entidade de Reabilitação de Doentes Mentais, esta caminhada conta também com a ajuda dos pace.makers para o planeamento do percurso e do Ginásio 100% que vai dinamizar o aquecimento.

Inscrições: até ao dia 11 de outubro e estão disponíveis através do formulário: https://forms.gle/9WeqjM91Bsskyg9G8

Preço de inscrição:

• Gratuito para Entidades Parceiras do Projeto Agir é Incluir;

• 15 “passos”/ máx. de 15 pessoas – para Entidades Associadas da FNERDM, não parceiras do projeto;

• 15 “passos”/ máx. de 15 pessoas – para outras Instituições ou grupos;

• 6 “passos”/pessoa individual.

O pagamento é feito através de transferência bancária para o IBAN: PT 50 0035 0001 0001 5878 9302 1, e o comprovativo deverá ser enviado para outdoor@fnerdm.pt (Identificar com a referência Outdoor – nome do participante/associação).

A inscrição só é válida após envio do comprovativo de pagamento, e todas a inscrições serão confirmadas via e-mail.

PROGRAMA:

10h00 – Receção e entrega do kit de participante

10h30 – Aquecimento “Acordar antes de caminhar”

10h45 – Sessão de Boas-Vindas

11h00 – Início da caminhada

12h30 – Discursos de Encerramento e entrega de medalhas de participação

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar