Roadshow em Santarém – Pequenos negócios praticam boas práticas de controlo orçamental

Em Empresas

O roadshow distrital do projeto financiado Ribatejo InovFin, dinamizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, esteve na Startup Santarém com um conjunto de microempresas da região a facultar ensinamentos sobre as melhores técnicas para realizar o controlo orçamental.

O controlo de gestão atempado é um dos componentes da solução para evitar surpresas de índole financeira, resultantes de desvios no desempenho das empresas. Foi esta a premissa que levou a NERSANT, através do projeto financiado Ribatejo InovFin, a realizar o workshop de literacia financeira para pequenos negócios sobre “Controlo Orçamental”, dando assim, continuidade ao workshop anterior de “Planeamento e Orçamentação”.

O projeto passou pela Startup Santarém com esta sessão no passado dia 9 de outubro, tendo dado a conhecer às empresas presentes as boas práticas de controlo de resultados e boas práticas de controlo de fundo de maneio no âmbito do controlo orçamental. A especialista convidada para a explicação do tema foi Fernanda Martins, da Rácios Consulting, que dedicou ainda grande parte do tempo do workshop à realização conjunta, com as empresas, de exercícios práticos de identificação de desvios e justificações.

Com os conhecimentos e exercícios realizados, as startups e empresas presentes ficaram melhor preparadas para simplificar a realização do seu controlo orçamental, de forma a poder fazê-lo mais frequentemente e de forma mais controlada.

Na sessão, foi explicado ainda o projeto que financiou o workshop – o Ribatejo InovFin – que tem vindo a percorrer a região com diversos workshops de literacia financeira para as empresas. Trata-se de um projeto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.

Este tema vai ser também dinamizado na Startup Ourém, no dia 06 de novembro. Os interessados em conhecer ou inscrever-se gratuitamente nas sessões de literacia financeira do projeto Ribatejo InovFin, podem fazê-lo através do portal da NERSANT, em www.nersant.pt ou através do portal do projeto, em www.inovfin.pt.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Ir para Início