Vídeo – Apresentação do Festival Nacional de Gastronomia com almoço do chef Rodrigo Castelo

Em Ribatejo Cool

O Festival Nacional de Gastronomia vai estar de regresso à Casa do Campino em Santarém de 24 de outubro a 3 de novembro. A apresentação desta 39.ª edição teve lugar na Quinta da Ribeirinha, com um almoço confeccionado pelo chef Rodrigo Castelo, do restaurante, Ó Balcão de Santarém.

Neste encontro com a comunicaão social, o presidente da empresa municipal Viver Santarém, João Teixeira Leite, contou as novidades desta edição do Festival. Veja aqui o vídeo.

O espaço escolhido para esta apresentação à comunicação social, a Quinta da Ribeirinha, na Póvoa de Santarém, dedica-se ao enoturismo e aos produtos tradicionais. Durante o almoço pudemos apreciar os vinhos branco, tinto, colheita tardia e ainda um excelente espumante produzidos na Quinta da Ribeirinha, da família Cândido.

Este encontro foi também uma oportunidade para os jornalistas e convidados apreciarem os pratos de assinatura do chef ribatejano Rodrigo Castelo, vencedor do concurso Troféu Portugal 2018, que serão apresentados no Festival.

Assim nas entradas, degustaram-se uma tábua de enchidos e curados, perdiz em escabeche com marmelo assado, peixe-rei do Tejo, manteiga envelhecida e húmus, coscorão do rio até ao mar: cone de massa coscorão com fataça e atum ceviche, croquete de rabo de toiro com mostarda, blini de ovas barbo e maionese de limão, macarron de foie de aves.

Como primeiro prato tivemos Migas apoejadas de ovas de barbo com fataça em manteiga noisette. O segundo prato foi uma Sopa de galo à lavrador. O terceiro prato foi o Capado assado no espeto com arroz da matança. Para sobremesa tivemos mousse de chocolate com gelado de colheita tardia. Tudo acompanhado pelos vinhos Vale de Lobos branco, tinto e colheita tardia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início