Comes & Bebes – O Bigodes

Em Ribatejo Cool

Na margem direita do rio Tejo, mais precisamente na freguesia de Ortiga (concelho de Mação), existe este restaurante que serve pratos derivados da riqueza piscícola do rio e das espécies vetais existentes nas suas margens. As enguias, as fataças, as lampreias na época, são algumas das diversas especialidades, no naipe das carnes destaco o cabrito de leite, dele deriva os emblemáticos maranhos, o bucho recheado, os arrozes e ensopados.

A primeira refeição no tocante a prato principal a escolha recaiu em enguias fritas, as entradas dividiram-se entre gulosos minúsculos peixes fritos ao de leve, popularmente cognominados peixe rei, fatias de presunto, cogumelos e rodelas de chouriço largo. Saboroso, denominado chourição, azeitonas saborosas e pão.

Na segunda, ao almoço, mantiveram-se as entradas, as carnes foram a escolha, fatias de barrigas de leitão, lombo de porco com castanhas, e entrecosto. Acompanhamento de migas de batata, de feijão, batatas fritas em rodelas finas e salada. Os convivas elogiaram a cozinheira, o Senhor «Bigodes» deve ter sorrido. A Senhora é sua esposa e devotada colaboradora.

No capítulo das sobremesas a escolha podia recair em bolo de amêndoa com gila, sericaia, «Molotof» e bolo de bolacha, o eleito. Bebi um copo de vinho tinto ribatejano que acompanhou a preceito.

Armando Fernandes

Encerra à segunda-feira.Aceita cartões Multibanco. Estacionamento sem problemas. Aconselhável reserva aos fins-de-semana. Telefone: 241571 230. Ortiga. Mação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início