Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoMação teve apresentação do livro "Receitas de Vida" e exposição sobre as...

Mação teve apresentação do livro “Receitas de Vida” e exposição sobre as crianças refugiadas de guerra em Portugal

Mação recebeu a apresentação do livro “Receitas de Vidas”, de Maria do Rosário Worisch Alvim, no sábado, 19 de outubro de 2019, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

Antes foi inaugurada a exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”, gentilmente cedida pela Embaixada da Áustria em Portugal e complementada com a Exposição de Mário Tropa que estudou a estadia das crianças que várias famílias do nosso Concelho receberam.

“Receitas de Vidas” é uma obra idealizada por Fernando Alvim, instrumentista de viola de fado, e escrita por sua mulher, Maria do Rosário Worisch Alvim. A obra, inclui o testemunho das recordações da mãe e da tia da autora, que foram duas das 5.500 crianças austríacas refugiadas de guerra e acolhidas em Portugal no período do pós II Grande Guerra Mundial, e também as memórias de infância, adolescência e primeiros anos de atividade musical de Fernando Alvim. São várias as receitas que Rosário Worisch Alvim partilha no livro, como uma Açorda de Carne que Fernando Alvim comia em criança.

Esta sessão do projeto “À Conversa com…” surgiu na sequência da sessão “À Conversa com Mário Tropa”, que a Câmara Municipal de Mação promoveu em julho de 2018, onde o autor deu a conhecer a sua investigação sobre as 30 crianças austríacas que foram acolhidas por famílias do concelho de Mação, aquando do fim da Segunda Guerra Mundial, entre 1947 e 1952.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar