Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeMais de uma centena de voluntários em ação na limpeza de plásticos...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Mais de uma centena de voluntários em ação na limpeza de plásticos agrícolas do Paúl de Manique do Intendente

O Município de Azambuja promoveu uma ação de voluntariado no Paúl de Manique do Intendente. A iniciativa, designada “Paúl com vida”, decorreu no dia 12 de outubro naquele espaço natural localizado na União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, no Concelho de Azambuja.

O objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância ambiental desta área húmida usada por muitas aves migratórias que se deslocam entre a Europa e África. Simultaneamente, pretendeu-se mobilizar um grupo de voluntários para ajudar a limpar o leito do paúl, onde no passado houve atividade agrícola tendo sido ali deixados os plásticos utilizados nessas sementeiras.

O convite foi dirigido a toda a população e contou com perto de 120 voluntários, que responderam à chamada do município pela defesa do ambiente. Com o esforço conjunto de todos os participantes, foi possível retirar do paúl 16 sacos de 120 litros cheios de plástico. Os voluntários foram acolhidos com uma ação de sensibilização e uma demonstração, por um especialista do ICNF, de anilhagem de aves de várias espécies que podem ser observadas nesta área.

A apoiar esta causa, além de várias famílias e voluntários individuais, estiveram presentes alunos de cursos de ciências da Universidade Lusófona de Lisboa e o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, que têm desenvolvido projetos de estudo e preservação deste espaço natural.

Refira-se que o Município de Azambuja é proprietário dos terrenos deste Paúl de Manique do Intendente, que constitui um riquíssimo património natural deste concelho. Aliás, com as atuais alterações climáticas e a progressiva redução das zonas húmidas, a importância deste Pául em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, é já reconhecida num contexto nacional.

Esta iniciativa foi uma organização da Câmara Municipal de Azambuja, que contou com o apoio e a colaboração muito ativa da Casa do Povo de Manique do Intendente, da Universidade Lusófona, da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, da Escola Básica Integrada de Manique do Intendente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Associação Loving the Planet. O evento teve ainda o apoio da cadeia Pingo Doce, com a oferta de alguns bens alimentares.

A autarquia deixa um agradecimento a todos os que tornaram esta iniciativa possível: “Foi graças ao esforço conjunto de todos os participantes e parceiros deste projeto que conseguimos fazer desta ação um sucesso. Foi apenas mais um passo, no sentido melhorarmos um ecossistema único e que é de toda a comunidade. Obrigado a todos pela preciosa colaboração, e o Município de Azambuja conta com o apoio de cada um em futuras iniciativas, por um Paúl de Manique do Intendente com mais Vida!

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar