Concelho de Salvaterra de Magos na linha da frente do Projeto “Ser Pro”

Em Educação

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) estão entre as primeiras entidades do país a integrar um programa pioneiro e inovador em Portugal, promovido pela Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos.

Trata-se do “Ser Pro”, um Programa lançado no âmbito do projeto Iniciativa Educação, que tem como objetivos contribuir para o incremento do ensino profissional, aproximando escolas e empresas, ajudando a construir cursos profissionais adequados ao mercado de trabalho de cada região, alargando o leque de opções disponíveis para os alunos do ensino secundário e contribuindo assim para combater o abandono escolar.

Para tal, o Programa “Ser Pro” aposta na criação de parcerias estruturadas entre escolas, autarquias e empresas. A EPSM foi uma das oito escolas do país convidada a integrar este projeto e, no âmbito da sua autonomia, terá o papel de delinear o plano curricular, em articulação com as empresas, permitindo uma certificação de nível 4, e apoiar os alunos, caso estes queiram prosseguir os seus estudos no ensino superior.

Às empresas caberá articularem com as escolas a formação técnica e disponibilizarem-se a aceitar alunos em formação em contexto de trabalho.

O Município, através do Sector da Educação e do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, terá a função de prestar apoio institucional para a estabilização desta relação entre a escola e as empresas e ajudar na identificação das áreas de maior relevância.

O presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio salienta que “logo que tomamos conhecimento deste projeto e, em particular, do enfoque colocado na ligação dos jovens estudantes às empresas e ao mundo do trabalho, dissemos de imediato presente e somos uma das cinco autarquias do País que nele se envolve de braço dado com a escola que no nosso concelho tem maior experiência no ensino profissional, a Escola Profissional de Salvaterra de Magos, cuja disponibilidade e visão agradeço e saúdo”.

Para o Presidente da Direção da EPSM, Duarte Bernardo, “considerando que os objetivos do programa se encontram perfeitamente alinhados com aqueles que são, também, os objetivos essenciais do ensino profissional e, em particular, com a missão assumida pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos há quase três décadas na região onde se encontra inserida, foi com muito agrado que a EPSM aceitou o convite para ser uma das oito escolas em todo o território nacional chamadas a integrar este projeto-piloto, cuja importância no âmbito da Iniciativa Educação é inegável.

O programa “Ser Pro” pretende assim agregar o interesse das várias entidades parceiras na melhoria do ensino profissional em Portugal e oferecer um percurso educativo que se aproxime dos objetivos dos alunos e das necessidades do tecido empresarial regional, permitindo a sua formação e entrada na vida ativa com qualificações adequadas ou a prossecução dos estudos com maior confiança.

O projeto Iniciativa Educação é dirigido pelo Professor Nuno Crato, por Inês Soares dos Santos Cana e por Sara Miranda. A apresentação pública teve lugar no da 22 de outubro na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos, onde foi anunciado que o investimento inicial por parte da Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos é de 20 milhões de euros.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Educação

Ir para Início