Tying sports shoe

IP Santarém promove projeto “Diabetes em Movimento”

Em Saúde

Projeto conjunto da Escola Superior de Desporto, Escola Superior de Saúde, Município de Rio Maior, Centro de Saúde de Rio Maior e do ACES Lezíria da ARSLVT, promove importância da atividade física no tratamento da diabetes tipo 2

O Instituto Politécnico de Santarém, através da sua Escola Superior de Desporto e da Escola Superior de Saúde, em parceria com o Município de Rio Maior, o Centro de Saúde de Rio Maior e o ACES Lezíria da ARSLVT são os responsáveis pela implementação do programa Diabetes em Movimento® na cidade de Rio Maior, numa iniciativa que visa promover o exercício físico para as pessoas com diabetes tipo 2.

Com a diabetes a ser, atualmente, um dos principais problemas de saúde pública no nosso país, onde existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica, a atividade física surge como um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida. Neste sentido, este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multi-componente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população.

As sessões de exercício inseridas neste programa têm uma participação gratuita e decorrem três vezes por semana (segunda, quarta e sextas-feiras) com duração de 75 minutos, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, sendo monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros. Os participantes foram referenciados pelos médicos de família das unidades de saúde aderentes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Saúde

Ir para Início