Sábado, Abril 20, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerDia da Azambuja no Festival Nacional de Gastronomia - Santarém é...

Dia da Azambuja no Festival Nacional de Gastronomia – Santarém é a 1 de novembro

O feriado 01 de novembro de 2019, será o dia dedicado ao Concelho de Azambuja na 39ª edição do Festival Nacional de Gastronomia. O evento, que volta a reunir todo o país à mesa, na Casa do Campino, em Santarém, decorre entre os dias 24 de outubro e 03 de novembro, e tem este ano como tema central o vinho. O Município de Azambuja estará presente com um programa de dinamização quer do stand intermunicipal da CIMLT quer do Espaço Cozinha, e ainda com uma forte divulgação da variada oferta turística existente no concelho.

Dando continuidade à aposta na marca “Azambuja Terra do Torricado”, o prato-rei do concelho vai proporcionar vários momentos de degustação ao longo do dia, entre as 12h00 e as 22h00, onde haverá também manja e lapardana com bacalhau assado. No Espaço Cozinha, destaque para uma prova de vinho comentada pelo enólogo José Barreto, pelas 15h00, com os vinhos Quinta da Lapa vencedores do 37º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja. Meia hora depois, a Chef Madalena Dias apresentará uma sessão de showcooking intitulada “Paladares de Outono em Azambuja”. As propostas serão a entrada ‘bacalhau ao bochecho’, o prato ‘anho à lavrador’ e a sobremesa ‘sorvete de pera bêbeda’.

Mas há muito mais para provar e para conhecer, no espaço do stand. Vários agentes turísticos vão divulgar as suas atividades: às 13h00, a Quinta da Lapa – enoturismo (Manique do Intendente); às 15h00, o Parque Rural Tambor – parque temático (Aveiras de Cima); às 16h00, a Quinta da Texuga – atividades na natureza (Azambuja); às 18h00, a Herdade da Hera – atividades pedagógicas rurais e glamping (Manique do Intendente). Quanto a provas, entre o meio-dia e as quatro da tarde irão brilhar os produtos regionais doces, as queijadinhas de Azambuja, o mel do Casal da Fonte (Vale do Paraíso) e o Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo (Aveiras de Cima). Das 20h00 às 22h00, será a oportunidade para provar algumas iguarias salgadas, como sejam o azeite do Casal da Fonte (Vale do Paraíso), o queijo de cabra chèvre e o pão de trigo Barbela da Granja dos Moinhos (Maçussa), e ainda a ‘escarapiada’ e o bolo de chouriço preto (Manique do Intendente).

Ao longo do dia, haverá igualmente períodos de divulgação e prova de vinhos das casas Quinta da Lapa  (M. Intendente), Quinta de Vale de Fornos (Azambuja), SIVAC (Aveiras de Cima), Casal da Fonte (Vale do Paraíso), Agro-Batoréu (Aveiras de Cima)

Referência, ainda, para dois momentos de animação, no palco do festival a partir das 15h30, em que algumas tradições culturais do concelho serão apresentadas ao público pelas recriações etnográficas da Terra Velhinha de Azambuja, bem como pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Vale do Brejo (freguesia de Aveiras de Cima).

Com este conjunto de sugestões, e aproveitando o feriado, o Município de Azambuja sugere, a todos, uma visita ao Festival Nacional de Gastronomia em Santarém, dia 1 de novembro – Dia de Azambuja Terra do Torricado.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar