Downhill – Atletas da ADAR de Aldeia da Ribeira no pódio da Avalanche

Em Desporto

A Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira (ADAR) participou no passado fim de semana na Avalanche Licor Beirão 2019, com 350 atletas a partir em simultâneo aos 1200m de altitude e terminarem no centro da Lousã. Dois atletas da ADAR fazem pódio ao ficar no Top 10.

No passado fim de semana realizou-se a mítica prova de Downhill, a Avalanche Licor Beirão, esta que fez jus ao seu nome e foi uma verdadeira avalanche ao ter 350 atletas a partir em simultâneo no Alto do Trevim (a 1200m de altitude) a percorrer 13 kms de descida até ao centro da Vila da Lousã (Coimbra).

Uma prova que marca o fim da época, vivida em ambiente de festa, mas com elevado grau competitivo, juntando atletas de topo, alguns atletas internacionais, bem como, de diferentes modalidades.

O circuito começa numa zona ampla com linhas de 20 atletas, mas no decorrer da descida este espaço vai se reduzindo ao ponto de ter trilhos onde só passa uma bicicleta. Sendo uma prova que exige uma boa forma física, técnica e coragem, visto o elevado risco de quedas pelo número de atletas e os obstáculos do trilho associados à velocidade e este ano contou também com o piso molhado devido ao mau tempo que se fez sentir no fim de semana, dando tréguas durante a prova.

A ADAR tem marcado presença em todas a edições e já vem habituando aos bons resultados. Desta vez não foi diferente, a coletividade do concelho de Santarém teve sete atletas a competir e todos ficaram no Top 25. O destaque vai para João Ferreira e Marcelo Costa que fizeram parte do pódio – este que é composto pelo Top 10 – ao terem terminado em 8.º e 9.º lugar respetivamente, e levaram pouco mais de 20 minutos para percorrer os 13 Kms do circuito. Ambos os atletas têm estado esta época mais afastados das competições derivado às suas vidas profissionais, pelo que estes resultados tiveram um sabor ainda maior, visto ser um ano em que não contam com ritmo competitivo.

Os restantes atletas da ADAR fizeram grandes marcas também, com Tomás Barreiros a terminar na 20.ª posição, Fernando Aires em 21.º, Tomé Lopes em 24º e Nuno Lopes em 25.º.

Este ano houve uma nova categoria, que foi a Classe E-Bikes para bicicletas elétricas. Registou 15 atletas em prova e onde também a ADAR esteve representada pelo atleta Rui Fragoso, que terminou na 6.ª posição.

A prova foi vencida pelo atleta profissional, José Manuel Borges, da equipa Miranda Racing, que levou 19m33s na sua descida, seguido pelo atleta também profissional, Francisco Pardal (20m01s) e a fechar o pódio, ficou Daniel Pombo, o atleta madeirense (20m10s). Em femininos, a atleta Margarida Bandeira, que já correu pela ADAR, tendo feito em 26m59s a sua prova.

Uma prova organizada pelo Montanha Clube, uma organização que vem sendo um marco na qualidade no que diz respeito à modalidade, e não só.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Desporto

Ir para Início