Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasPernes já tem “Torneiro Hostel”

Pernes já tem “Torneiro Hostel”

Centenas de pessoas participaram este domingo, dia 10 de novembro, na inauguração do “Torneiro Hostel”, em Pernes, de José Abreu e Ana Luísa Oliveira – filhos e netos de torneiros e carpinteiros.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, vereadora da Câmara de Santarém, Joaquim Neto, presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Luís Emílio Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Pernes, bem como muitos outros presidentes das juntas de freguesia do Concelho, participaram na inauguração do “Torneiro Hostel”.

Uma oportunidade para admirar a história da vila de Pernes e das suas gentes e fazer uma viagem no tempo: pelas memórias dos antepassados dos proprietários, que são o espelho de que os famosos Torneados de Madeira de Pernes chegaram a envolver mais de 1000 operários e mais de 100 torneiros, que fizeram com que Pernes seja conhecida pela sua indústria da madeira e dos torneados.

A inauguração do “Torneiro Hostel” é, para Ricardo Gonçalves, “um marco na visitação turística do concelho de Santarém”. Os presentes puderam observar um torneiro a trabalhar a madeira ao vivo, apontamentos musicais, a cargo de Peter Straken com Sax Live Act e Sara Fernandes, que interpretou vários temas no Violino, no interior deste Hostel.

O “Torneiro Hostel”, situado na Rua da Misericórdia, é uma “Memória Viva dos Torneados de Madeira” e das tradições desta Terra e da sua história. Este Hostel dispõe de 2 quartos de casal com casa de banho privativa, 4 quartos partilhados, compostos por 11 beliches e 1 cama de solteiro, com casa de banho partilhada. Os quartos estão cuidadosamente decorados, de acordo com o tema: Rolo da Massa, Recortilha, Almofariz, Quebra-nozes, Pião e Mona.

Este Alojamento Local dispõe de 1 Sala de Estar onde pode observar o Torno de Madeira – ofício outrora marcante em Pernes, vitrines com ferramentas onde pode ver a goiva, o formão, o ferro de chanfrar o ferro de ponta ou aprender como se fazia um pião ou uma bailarota.

O pequeno almoço pode ser servido no Café Abreu ou na cozinha do Hostel, partilhada. Este Hostel tem também 1 Sala de Fitness e Pilates, pode ainda fazer uma massagem terapêutica (disponível mediante marcação prévia) e Wi-Fi grátis.

1 comentário

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar