Escola Básica Alexandre Herculano recebe projeto Erasmus KA2

Em Educação

Decorreu, de 4 a 8 de novembro, na Escola Básica Alexandre Herculano a primeira semana de mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus KA2 CulturalandSocialIntegration (Re) Action. Assim, estiveram nesta instituição escolar 17 professores oriundos de diversas escolas de vários países europeus: 3rdGymnasiumofMytilene da ilha de Lesbos, na Grécia; IstitutoComprensivoGaribaldi de Itália; Pohjankartanonyläaste da Finlândia e PublicznaSzkolaPodstawowanr 5 da Polónia. O projeto escrito e coordenado pela Escola Básica Alexandre Herculano pretende levar os alunos a entenderem episódios históricos que afetam a integração e aceitação social dos outros e a criar bases de entendimento social que visam beneficiar minorias étnicas, refugiados e migrantes. Desta forma, durante dois anos, alunos e professores desenvolverão trabalho colaborativo no sentido de criar documentos e instrumentos digitais que possam promover a alteração de preconceitos e obstáculos sociais e culturais.

No decorrer da semana, os professores, envolvidos nesta semana de mobilidade, participaram em diversos workshops, foram recebidos na Câmara de Santarém, visitaram o Forte de Peniche e a instituição JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados. No âmbito desta visita, foi estabelecido um protocolo de cooperação entre a instituição e a Escola Básica Alexandre Herculano ao abrigo do programa “Safe” dinamizado pela JRS que levará os alunos scalabitanos a ganharem um entendimento diferente do acolhimento e trabalho de integração desenvolvido pela JRS, já que técnicos desta instituição dinamizarão sessões de trabalho com os alunos envolvidos no projeto CSI.

A Equipa de Coordenação de Projetos Erasmus+ (Manuela Farinha e Sérgio Coelho) da referida escola organizou, ainda, uma sessão de apresentação pública dos projetos em curso no biénio 2019-2021. Neste evento participaram representantes da autarquia local, da Escola Superior de Educação de Santarém, do Conselho Geral do Agrupamento, das Escolas parceiras num dos projetos em curso, professores, pais e alunos. Fez-se uma retrospectiva dos projetos terminados no decorrer do ano letivo anterior e abordaram-se as novas dinâmicas de futuro no que concerne os projetos Erasmus. Assim, o Agrupamento irá dinamizar, nos próximos dois anos, um projeto Erasmus KA1, da autoria de Manuela Farinha, que prevê melhorar as práticas letivas do Agrupamento promovendo dois jobshadowing e 1 curso de formação que envolverá a mobilidade de 28 docentes, e dois projetos Erasmus KA2: o referido CSI e outro intitulado Play, a Gateway to Learn, sendo que se prevê com este abordar a aprendizagem através do jogo.

O evento abordou todo o trabalho que se tem realizado ao nível do Agrupamento no âmbito dos projetos Erasmus+, contou com a partilha de experiências dos alunos participantes e dos respetivos Encarregados de Educação, com um interlúdio musical, com a entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso Erasmus que assinalou o Dia Erasmus na escola a 10 de outubro e com a apresentação das equipas de professores das Escolas parceiras do projeto CSI. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Educação

Ir para Início