Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoTransporte a pedido liga cidades do Médio Tejo - "Link, estamos todos...

Transporte a pedido liga cidades do Médio Tejo – “Link, estamos todos ligados”

A partir do próximo mês de dezembro, o Transporte a Pedido (TAP) inicia uma nova vertente. Os utilizadores do TAP vão poder circular entre as cidades do Médio Tejo, através de ligações diretas e rápidas.

Chama-se “Link- estamos todos ligados” e é o nome desta nova campanha do Transporte a Pedido.

A medida foi aprovada no passado dia 26 de outubro pelo Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM do Médio Tejo), tratando-se de uma experiência piloto.

O projeto, que se encontra na primeira fase, será uma realidade no início do próximo mês e conta com a criação de um circuito que irá ligar Abrantes – Tomar – Ourém – Fátima. E um segundo circuito que ligará Abrantes – Entroncamento – Torres Novas – Fátima.

O objetivo da CIM do Médio Tejo é avançar com esta nova experiência, que prevê a implementação de uma solução experimental de transportes, que favoreça a melhoria da mobilidade nas ligações entre cidades do Médio Tejo, em complemento aos serviços existentes de transporte regular de passageiros e aos serviços de transporte a pedido de âmbito municipal em operação no território do Médio Tejo.

Avança a CIM do Médio Tejo que o modelo proposto para uma primeira fase de implementação é de criação de ligações diretas e rápidas, com tempos de viagem próximos aos praticados pelo transporte individual. Numa lógica de expressos regionais, que permitam garantir a articulação das cidades mencionadas entre si e facilitando também o acesso das restantes sedes de concelho.

A CIM do Médio Tejo salienta que, considerando que todos os serviços de Transporte a Pedido beneficiam atualmente de um desconto atribuído no âmbito do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, será possível fixar o custo de bilhete a preço reduzido do novo serviço de transporte a pedido entre 3€ e 4€ para todas as ligações entre cidades do Médio Tejo.

De recordar que o PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte para o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e expansão da rede.

Já o Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e uma referência importante para eventual replicação em outros locais do país.

Funciona através de um sistema de reservas, que são feitas através do número de telefone gratuito 800 209 226 de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário das 9:00 às 15:00 do dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar.

Brevemente, os utilizadores do Transporte a Pedido vão também poder reservar online as suas viagens, através do portal da CIM do Médio Tejo, em mediotejo.pt.

Com a ligação entre as cidades do Médio Tejo, o Transporte a Pedido dá um passo evolutivo no sentido de continuar a proporcionar uma mobilidade mais flexível e acessível a diferentes públicos.

O Projeto é cofinanciado pelo Fundo Ambiental através do Programa de Apoio à Redução Tarifária.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar