Teatro “A Visitação” faz recriação histórica dos 500 anos de Praia do Ribatejo

Em Região

Integrada nas Comemorações dos 500 anos do Foral de D. Manuel I outorgado a Payo de Pelle, a Freguesia de Praia do Ribatejo vai realizar, no próximo dia 17 de Novembro, pelas 18h30m, a atividade teatral “A Visitação”.

O espetáculo realizar-se-á no recinto da Escola EB1 de Praia do Ribatejo (antiga Escola C+S), em Praia do Ribatejo. Em 1489, 30 anos antes de ser coroado Rei e da outorga do Foral Manuelino de Payo de Pelle, a localidade foi palco de uma Visitação, pelo então, Duque D. Manuel, Grão-Mestre da Ordem de Cristo e dos seus cavaleiros da Ordem. Este ato, comum na época, tinha o intuito de identificar os bens patrimoniais, os hábitos comportamentais, em especial os que diziam respeito aos hábitos de natureza religiosa. Neste caso, a visitação à Comenda de Payo Pelle incidiu sobre a correção de alguns procedimentos de cariz religiosa com recomendações às regras instituídas e ainda a averiguação da atuação do Comendador Heitor de Sousa.

É neste enquadramento histórico que a turma de teatro da Formação Ocupacional de Seniores – FOS, apresenta a peça de Teatro “A Visitação”, com dramaturgia e encenação da Professora Maria Antónia Esteves Coelho, colaboradora da Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo e formadora voluntária da FOS.

A peça faz a recriação histórica de um momento importantíssimo da História de Payo de Pelle, num atividade de expressão dramática sustentada no rigor histórico dos verdadeiros intervenientes da Visitação no final do século XV.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início