Estudo do INE – Azambuja é o município com maior poder de compra na Lezíria do Tejo e o 20.º a nível nacional

Em Região

O Concelho de Azambuja surge no primeiro lugar, entre os onze da Lezíria do Tejo, e na vigésima posição, a nível nacional, no “Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2017”, agora divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística.

No ano a que se refere o estudo, Azambuja mantinha-se, à semelhança de 2015, como o município com maior poder de compra da unidade territorial onde está integrado, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Azambuja atingia o valor per capita de 106,20 (sendo a média nacional, o indicador 100). No âmbito da CIMLT, Santarém surge em segundo lugar, com 101,4 pontos, ficando os restantes nove municípios abaixo da média nacional (valor 100). Quanto ao valor médio do poder de compra em toda a CIMLT, em 2017 ele era de 90,74 pontos.

Pode ler-se na introdução do documento que “o estudo tem como objectivo caracterizar os municípios portugueses relativamente ao poder de compra numa acepção ampla de bem-estar material”. O estudo é bastante abrangente e assenta na análise, em valores per capita, de um conjunto de 16 variáveis, como por exemplo, o rendimento bruto declarado pelos contribuintes e o IRS liquidado; os valores de compras, pagamentos e levantamentos através de caixas automáticos multibanco; crédito concedido para habitação, IMI e IMT; número de veículos ligeiros de passageiros vendidos; entre outros critérios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início