Azambuja inaugurou Salas do Futuro, espaços de inovação para todos os alunos do concelho

Em Educação

Estão inauguradas as Salas do Futuro nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja, no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. O Município de Azambuja integra ativamente este projeto, desde a primeira hora, e assinala mais este grande passo na sua execução. Recorde-se que este plano é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

O evento contou com breves intervenções do Presidente da Câmara, Luís de Sousa, do Primeiro-Secretário da CIMLT, António Torres, e dos Diretores dos três agrupamentos, e ainda com a presença de vários vereadores do município, professores e alguns encarregados de educação. Na ocasião, alguns docentes acompanhando os seus alunos apresentaram alguns trabalhos que já têm em curso fazendo uso das tecnologias disponibilizadas nestes espaços.

As novas salas estão tecnologicamente bem equipadas com computadores, tablets e grandes quadros interativos, com acesso à Internet, bem como com jogos de Lego, kits de robótica e impressoras 3D, e ainda um mini estúdio com equipamentos de áudio e vídeo. Estas salas assumem-se como espaços de inovação e criatividade que pretendem abrir uma nova visão do processo de ensino/aprendizagem, procurando estimular nos alunos e professores atitudes como Interagir, Criar, Desenvolver, Investigar, Partilhar e Apresentar. São espaços que visam proporcionar uma aprendizagem num ambiente mais dinâmico onde se podem cruzar e enriquecer matérias de disciplinas diferentes.

Das 19 salas instaladas em todos os municípios da CIMLT aderentes, o Município de Azambuja conseguiu três, que irão ficar acessíveis – de forma programada – a todas as turmas dos três agrupamentos do concelho, desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Uma sala encontra-se na Escola Básica de Manique do Intendente, outra na Escola Básica Vale-Aveiras, em Aveiras de Cima, e outra na Escola Básica de Azambuja.

De referir que a Câmara Municipal de Azambuja faz, aqui, um investimento efetivo de 93.600 euros, a que acrescem as despesas de funcionamento das salas. Recorde-se que a adesão ao plano PiiCiE LT (2017/2020) contemplou Azambuja com três salas do futuro e uma EMIC-Equipa Multidisciplinar de Intervenção na Comunidade (4 técnicos superiores em Psicologia, Educação e Animação) num total de cerca de 345 mil euros, financiados a 85% pelo Fundo Social Europeu.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Educação

Ir para Início