Santarém integra Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno

Em Ribatejo Cool

A Câmara de Santarém integra as Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno, que se celebram em 2020, considerado pela Crítica como “o maior Dramaturgo português do século XX”.

No dia em comemoramos noventa e nove anos do nascimento de Bernardo Santareno, a Câmara de Santarém convida a população a visitar a Exposição Bibliográfica “Vamos ler… Bernardo Santareno – 99.º aniversário natalício”, na Sala de Leitura Bernardo Santarem, e que está patente até dia 30 de novembro. A Mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e aos sábados, das 09h30 às 12h30.

Em nota à comunicação social, o Município de Santarém congratula-se por integrar a Comissão de Honra do Centenário, para além de continuar a contribuir para a divulgação da sua Obra, através da programação e apoio a atividades de diversas índoles artísticas, que certamente vão contar com a participação das companhias de teatro e associações do Concelho.

“Santarém orgulha-se desta figura incontornável da Cultura Portuguesa, e das comemorações nacionais do centenário do seu nascimento contarem com a participação de altas figuras do Estado, como: Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Ramalho Eanes, que condecorou Bernardo Santareno postumamente ou de Guilherme de Oliveira Martins, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, a par de centenas de autarquias, instituições, companhias de teatro, atores e atrizes, e sociedade civil, em geral”.

Natural de Santarém, médico, escritor e um dos maiores dramaturgos portugueses, Bernardo Santareno foi autor de 16 peças de Teatro, que na sua maioria versam a temática do respeito pela liberdade, a luta contra a discriminação quer política, racial ou sexual, pelo que urge continuar a divulgar a sua obra para que a mesma se perpetue no tempo e seja divulgada às gerações do futuro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início