Filme “Uvas de Boa Cepa” estreia dia 22 de novembro no 3in1 Film Fest Almeirim

Em Ribatejo Cool

O 3in1 Film Fest de Almeirim exibe “Uvas de Boa Cepa” e “Ascensão”, de Rui Louraço

O documentário “Uvas de Boa Cepa – Fernão Pires, uma Casta Única”, de Rui Louraço, recolhe imagens das atividades agrícolas relacionadas com a vinha e o vinho no Concelho de Almeirim, com o objetivo de contribuir para a compreensão e sensibilização dos cidadãos para a história e a diversidade cultural desta atividade agrícola milenar, dando destaque à casta de uvas mais difundida na região, Fernão Pires.

Rui Louraço diz ao Mais Ribatejo que o filme pretende homenagear os produtores agrícolas do concelho de Almeirim que ao longo de séculos tem preservado a casta Branca mais cultivada em Portugal e a mais expressiva na região do Tejo.

A sua estreia está agendada para as 17:00 horas do dia 22 de Novembro de 2019 no festival de cinema 3in1 Film Fest de Almeirim e selecionado para o First-Time Filmmaker Sessions.

O filme “Ascensão” será exibido no mesmo festival, pela 17:00 horas no dia 23 de novembro.

Para o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, “o Concelho de Almeirim tem, desde sempre, uma enorme ligação ao vinho. Numa lógica de promoção dos seus produtos a Câmara de Almeirim tem vindo a apostar na divulgação dos vinhos brancos, onde a casta Fernão Pires ocupa um papel de destaque. Ações junto dos veraneantes nas praias, participação na Feira Nacional de Agricultura, incentivos à divulgação dos nossos vinhos junto da restauração etc, são alguns exemplos.



No entanto, Pedro Ribeiro entende que era possível fazer ainda mais, “por isso, em 2018, teve início a recolha de imagens das atividades agrícolas relacionadas com a vinha e o vinho, com o objetivo de contribuir para a compreensão e sensibilização dos cidadãos para a história e a diversidade cultural desta atividade agrícola milenar.
O autarca afirma que “Uvas de Boa Cepa” constitui um projeto inovador e de caráter independente, cuja titularidade é do Município de Almeirim. Trata-se de um “vídeo com 3 minutos, para efeitos promocionais do vinho e da vinha do concelho de Almeirim, no território nacional e estrangeiro, através da participação em festivais de cinema temáticos”.

Presentemente com locução em Português e Inglês, pretende no futuro ser também traduzido em Língua Gestual, numa perspetiva cada vez mais inclusiva.

O filme pretende homenagear os produtores agrícolas do concelho e, sobretudo, dinamizar a economia local, aliando o Enoturismo à Gastronomia.

A sua estreia está agendada para o dia 22 de Novembro de 2019 no festival de cinema 3in1 Film Fest de Almeirim, estando selecionado para o First-Time Filmmaker Sessions, em Los Angeles nos Estados Unidos da América.”

imagem


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início