Mais de 300 participantes comemoraram no Concelho de Azambuja o Dia Mundial da Diabetes

Em Região

O Município de Azambuja associou-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala anualmente no dia 14 de novembro, com a campanha “Mais Saúde, Sem Diabetes”, que integrava um conjunto de atividades gratuitas, abertas a toda a comunidade.

As atividades arrancaram no dia 12 de novembro, com um conjunto de exposições de sensibilização para a doença, que ficaram patentes até ao dia 15 de novembro. Durante os dias 13 e 14 de novembro, decorreram avaliações e rastreios gratuitos em várias unidades de saúde do Concelho de Azambuja.

No Dia Mundial da Diabetes, a autarquia organizou uma manhã repleta de atividades gratuitas, que tinham como objetivo alertar a população para a necessidade de vigiar o nível de diabetes. A manhã começou com uma aula de dança, no Pavilhão Municipal de Azambuja, dinamizada pelos técnicos de Desporto do município e contou com cerca de 360 participantes, entre os quais estiveram presentes alunos da Escola Secundária de Azambuja, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja,  alunos do PAFT Maiores de 55 de todas as freguesias do concelho e, ainda, alunos do pré-escolar da EB Boavida Canada, da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja e do Centro Social e Paroquial de Azambuja.

Após a animada aula de dança, seguiu-se uma caminhada até ao Centro de Saúde de Azambuja. Ali, todos os participantes poderam usufruir de um lanche saudável e ainda, realizar uma avaliação e rastreio da Hemoglobina Glicada, testes esses realizados com a tecnologia de ponta dos equipamentos fornecidos pela empresa Biosurfit, sediada em Azambuja. Estes equipamentos permitem realizar diagnósticos com uma simples gota de sangue e apresentam os resultados em apenas cinco minutos.

Refira-se que o Município de Azambuja tem comemorado anualmente esta efeméride, associado ao programa designado “Não à Diabetes”. Este projeto tem dois objetivos concretos, por um lado identificar 50 mil diabéticos que desconheçam ser portadores da doença e, por outro, evitar que 50 mil pré-diabéticos desenvolvam o problema nos próximos anos.

A iniciativa “Mais Saúde Sem Diabetes” foi dinamizada pela Câmara Municipal de Azambuja em colaboração com a Unidade Cuidados na Comunidade de Azambuja e com o apoio da empresa Biosurfit.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início