Lezíria do Tejo continua com a maior taxa de execução do programa Portugal 2020

Em Região

A Lezíria do Tejo continua a apresentar a maior taxa de execução do País para o Programa Portugal 2020, segundo dados reportados pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, relativos ao terceiro trimestre de 2019. Na referida data, a taxa de execução na Lezíria do Tejo era de 34%, o que se traduz numa quantia de 20.416.000€ (valor da despesa validada). Esta taxa de execução continua a refletir o compromisso assumido pela CIMLT no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo, em termos de investimentos, metas e resultados a alcançar para a região até 2020.

Para se alcançar esta taxa de execução na Lezíria do Tejo, em muito contribuíram investimentos em áreas como a desmaterialização de processos e a implementação de serviços online nos 11 Municípios associados da CIMLT, a requalificação de infraestruturas de ensino básico e secundário da região e os investimentos levados a cabo na melhoria da eficiência energética nas infraestruturas públicas, estando já implementadas luminárias LED em 60% do território da Lezíria do Tejo. Este último investimento resulta numa poupança global anual na ordem dos 2,2 milhões de euros em energia elétrica da iluminação pública dos Municípios da Lezíria do Tejo e uma poupança de 18 GWh, evitando a emissão de 8.460 ton CO2eq para o ambiente.

Também o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Lezíria do Tejo (PiiCiE LT) tem sido um dos investimentos de maior relevância da região, tendo o Projeto permitido desenvolver ações concertadas e integradas de combate ao insucesso escolar e prevenção do abandono escolar no ensino básico e secundário dos Municípios da Lezíria do Tejo, num total de 19 agrupamentos escolares.

De lembrar que no âmbito do Portugal 2020 foi estabelecido o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo, para a concretização dos investimentos territoriais integrados, contribuindo para a prossecução dos objetivos e prioridades de investimento identificados no Acordo de Parceria estabelecido no âmbito dos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento), tendo um papel fundamental na recuperação económica e estrutural do País e da Região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início