fbpx

Saberes e Sabores do concelho de Ferreira do Zêzere em livro

Em Ribatejo Cool

A Fundação Maria Dias Ferreira apresentou, no dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, o 4.º volume da coleção “Etnografia, Tradições e Saberes do Concelho de Ferreira do Zêzere”. 

A nova obra, com o título “Saberes e Sabores do concelho de Ferreira do Zêzere”, foi editada em conjunto com a autarquia ferreirense e contou com uma equipa plural constituída pelos autores Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro, pela fotógrafa Marta Navas, pelo entrevistador Armando Cotrim, pela gravação vídeo de Pedro Amores e pelo design de Sylvie Lopes.

Ajudar a descobrir a riqueza gastronómica da região foi o mote para a seleção das 43 especialidades representadas na obra, confecionadas por restaurantes, pastelarias e particulares, entre entradas e refeições ligeiras, pratos de peixe, de lagostim e de carne, acompanhamentos e doçaria. 

Foi feito ainda um levantamento dos saberes inerentes à produção de vinho, abafado e azeite desta região e à remota tradição da matança do porco. Os mais emblemáticos festivais gastronómicos do concelho também marcam presença. 

Para além da descrição dos vários pratos e produtos locais, procurou-se dar ênfase aos protagonistas que os confecionam e aos conhecimentos e métodos que utilizam no preparo das especialidades da nossa terra.

A sessão de lançamento do livro terminou com uma degustação de muitas das especialidades gastronómicas referidas no livro, que foi muito apreciada pelos presentes.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: