Saberes e Sabores do concelho de Ferreira do Zêzere em livro

Em Ribatejo Cool

A Fundação Maria Dias Ferreira apresentou, no dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere, o 4.º volume da coleção “Etnografia, Tradições e Saberes do Concelho de Ferreira do Zêzere”. 

A nova obra, com o título “Saberes e Sabores do concelho de Ferreira do Zêzere”, foi editada em conjunto com a autarquia ferreirense e contou com uma equipa plural constituída pelos autores Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro, pela fotógrafa Marta Navas, pelo entrevistador Armando Cotrim, pela gravação vídeo de Pedro Amores e pelo design de Sylvie Lopes.

Ajudar a descobrir a riqueza gastronómica da região foi o mote para a seleção das 43 especialidades representadas na obra, confecionadas por restaurantes, pastelarias e particulares, entre entradas e refeições ligeiras, pratos de peixe, de lagostim e de carne, acompanhamentos e doçaria. 

Foi feito ainda um levantamento dos saberes inerentes à produção de vinho, abafado e azeite desta região e à remota tradição da matança do porco. Os mais emblemáticos festivais gastronómicos do concelho também marcam presença. 

Para além da descrição dos vários pratos e produtos locais, procurou-se dar ênfase aos protagonistas que os confecionam e aos conhecimentos e métodos que utilizam no preparo das especialidades da nossa terra.

A sessão de lançamento do livro terminou com uma degustação de muitas das especialidades gastronómicas referidas no livro, que foi muito apreciada pelos presentes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início