Revista “Monumentos 37” celebra Convento de Cristo e Tomar

Em Ribatejo Cool

Celebrando este ano o 25.º aniversário, a revista Monumentos 37 elege como tema principal o Convento de Cristo e a cidade de Tomar e é apresentada terça-feira, 26 de novembro, pelas 17h00, na Sala do Noviciado do Convento de Cristo, em Tomar.
Promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, a Monumentos 37 é constituída por um primeiro conjunto de artigos que “acompanha a evolução urbana tomarense desde a sua génese medieval à contemporaneidade”. Um “segundo núcleo aborda, a partir de investigação nova, feita propositadamente para este número, as medievais igrejas de São João Baptista e Santa Maria do Olival, em Tomar, e no seu entorno os templos de construção renascentista”.
O “terceiro e maior núcleo deste Dossiê é reservado ao Convento de Cristo, propondo-se uma nova leitura para o seu ícone maior — a janela do coro —, observando-se à luz da nova documentação a construção do “Convento Novo”, detendo-se sobre essa obra maior do renascimento em Portugal, que é o Claustro Principal, sem deixar de parte a belíssima charola, “obra de arte total” dos períodos manuelino e filipino”.
A Monumentos 37 apresenta ainda os resultados preliminares de recentes escavações arqueológicas realizadas no laranjal do convento, que trazem novidades sobre a ocupação da vila intramuros medieval, e apresenta o aqueduto filipino de abastecimento do convento em toda a sua extensão.
É também apresentado um roteiro pela arquitetura tomarense de Novecentos, assim como as recentes intervenções na Levada e na Sinagoga, e o museu que guarda a coleção particular do nome maior da História da Arte em Portugal, José-Augusto França.
A apresentação da Monumentos 37 está a cargo do historiador Paulo Pereira e a cerimónia conta com a presença da diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva, e da diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início