Município de Santarém comemora Dia Internacional da Cidade Educadora com as escolas

Em Educação

O Município de Santarém celebra a 4.ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora que se comemora a 30 de novembro, com diversas iniciativas.  

As comemorações deste ano que têm como tema “Escutar a cidade para a transformar”, incluem visitas da EB1/JI do Vale de Santarém, da EB/JI de Almoster, da EB do Sacapeito, do JI do Choupal e da  EB dos Combatentes, à Exposição “150 Anos de Elevação de Santarém”, na Casa do Brasil,  à Exposição” Santarém Pretérita”, patente na Casa do Brasil. Inclui ainda a participação dos alunos do Centro Escolar Salgueiro Maia e da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado na Oficina/Exposição Itinerante “Caça Texturas”, no Teatro Sá da Bandeira, integrado no Projeto Educativo ESCALA, e uma visita à Exposição “Estendal dos Direitos” que apresenta trabalhos dos alunos dos Jardins de Infância e do 1.º CEB dos Agrupamentos de Escolas da área de intervenção da CPCJ Santarém, no W Shopping.

Com o objetivo de assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, o Município de Santarém desafia a Comunidade Educativa e a população em geral a aderir às atividades, com o objetivo da re/descoberta da Cidade, como contributo para a construção da identidade local.

Santarém é membro da rede Internacional das Cidades Educadoras desde 2006 e compromete-se na concretização dos Princípios definidos na Carta das Cidades Educadoras, assumindo a construção de um modelo de cidade que desenvolva em paralelo com as funções tradicionais (económica, social, política de prestação de serviços), a promoção  e incentivo da cidadania global, estimulando mecanismos representativos e participativos aos seus munícipes, no sentido da construção de uma cidade aberta aos aspetos que a rápida evolução exigirá no futuro, onde todos possam desenvolver o seu potencial humano, a sua singularidade, criatividade e responsabilidade.

O conceito e conteúdo de Cidade Educadora surgiu em Barcelona, em novembro de 1990, quando 70 municípios do Mundo o assumiram e assinaram a Carta das Cidades Educadoras com vista à formação integral dos seus habitantes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Educação

Ir para Início