Nersant quer empresas do Alentejo mais inovadoras

Em Empresas

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém é uma das entidades parceiras do projeto financiado Inovar +2.0, que tem como objetivo reforçar a capacidade empresarial de PME do Alentejo para o desenvolvimento de processos de inovação.

O projeto, liderado pela NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre, pretende, assim, estimular práticas de cooperação e competição, sensibilizando e capacitando as PME para os fatores críticos de competitividade nos domínios da inovação, assentes nos Domínios de Especialização da RIS3 Alentejo. Tem como entidades copromotoras as restantes associações empresariais regionais situadas nas áreas de abrangência do projeto, nomeadamente a NERSANT, que intervém na sub-região da Lezíria do Tejo, NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo.

O projeto, já em marcha, tem como atividades a implementação de programas setoriais de vigilância tecnológica, nomeadamente a implementação de um roadmap para a inovação e tendências e vigilância tecnológica, a implementação de uma ferramenta que lhe permita monitorizar e acompanhar a performance regional em termos de inovação nos domínios da RIS3 regional e o desenvolvimento tecnológico de um simulador de autodiagnóstico e barómetro inova 2.0 para avaliação regional da inovação empresarial.

Para além disso, integram o programa de atividades do projeto a implementação de clínicas de inovação orientadas para os setores estratégicos alvo, a criação de um sistema de monitorização da dinâmica de inovação da região, através da dinamização de uma mostra virtual de iniciativas empresas inovadoras, a implementação de concurso de iniciativas inovadoras e ainda a realização de mostras de inovação regionais e conferências internacionais setoriais sobre inovação.

De referir que o Inovar +2.0 é liderado pela NERPOR, em parceria com a NERSANT, NERE e NERBE/AEBAL. Importa referir que se trata de um projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Ir para Início