Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerRoteiro cultural para o fim de semana em Santarém
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Roteiro cultural para o fim de semana em Santarém

sexta-feira:

Esta sexta-feira, dia 29 de novembro, prosseguem as atividades integradas no Reino de Natal de Santarém, criado a pensar em todas as gerações, com “Noite de Magia” com Manuel Barata, às 21h00, no Palco do Reino, no Jardim da Liberdade.

Visite o Reino de Natal de Santarém, no Jardim da Liberdade, com atividades e iniciativas preparadas para comemorarmos esta época natalícia: uma Tenda Principal com Pista de Gelo natural, Snowtubbing, Escalada, Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas, Palco, Bar/Lounge, Renas Elétricas para os mais pequenos, Globo de Neve e Carrossel Ecológico. Mercadinho do Reino, Street Food, musicais da Disney, concertos de música com coros, tunas, bandas do Concelho e Conservatório de Música de Santarém.

Todas as iniciativas têm lugar dentro de tendas gigantes para que, em caso de intempérie, todos possam continuar a usufruir destas atividades.

O Reino de Natal – Tenda Principal que conta com a Pista de Gelo, Snowtubbing, Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Carrossel Ecológico e Bar/Lounge, funciona de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 20h30. À sexta-feira, funciona das 12h30 às 22h30, ao sábado, das 10h00 às 22h30 e ao domingo, entre as 10h00 e as 20h30.

O Comboio do Reino que percorre as principais ruas e praças do Centro Histórico vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 18h00 e aos sábados e domingos, das 10h00 às 18h00 (encerra das 13h00 às 14h00). Apesar de ser de acesso livre, é necessário adquirir previamente um bilhete gratuito, de forma a garantir que todos possam também usufruir deste meio de transporte.

O Mercadinho do ReinoTenda Secundária, funciona de segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e as 20h30, à sexta, das 12h30 às 22h30, ao sábado, das 10h00 às 22h30 e ao domingo, entre as 10h00 e as 20h30.

O Street Food, na zona exterior, está aberto todos os dias, a partir das 12h00.

O Maior Presépio do Ribatejo, situado na Rua Serpa Pinto (antiga Loja da Vodafone), pode ser visitado de segunda a sábado, das10h00 às 19h00. No domingo, das 11h00 às 19h00. Encerra das 13h00 às 14h00.

A Casa do Pai Natal, na zona exterior, vai estar aberta das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

No dia 24 de dezembro, todas as atividades funcionam entre as 10h00 e as 13h00.

Para permitir que todos possam experimentar a Pista de Gelo, a organização decidiu, este ano, criar um acesso no valor de 2,5 euros à Pista de Gelo e Snowtubing (rampa de Gelo). Todas as outras atividades são gratuitas: Escalada + Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Globo de Neve e todos os espetáculos e Carrossel Ecológico.

Hoje, tem início a Avisan – Exposição Nacional de Aves e Animais de Companhia, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

A Avisan – Exposição Nacional de Aves e Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios decorre até domingo, dia 1 de dezembro e pode ser visitada das 10h00 às 20h00.

O certame tem como objetivo ser um mercado aglutinador das principais marcas que atuam no sector, cativar os profissionais da área e atrair criadores nacionais e internacionais, entre outros interessados.

Ao longo dos anos, a Avisan tem surpreendido os visitantes oriundos de quase todo o país e é um marco incontornável que conta com amplos motivos de atração. Neste âmbito, tem uma programação diversificada e vai ser palco de várias iniciativas como a Exposição Canina Nacional e Internacional, a Exposição Internacional de Gatos, as Exposições de Galinhas e de Pombos, os Shows de Araras e Aves de Rapina, a Exposição do Gloster ou do Periquito Ondulado, etc.

Ao longo de três dias, a Avisan conta com a presença de criadores nacionais e internacionais e com uma programação variada e atrativa. Na edição de 2019, realce para:

– Shows mistos de Araras, Aves de Rapina e Répteis (29 de novembro a 1 de dezembro – Org. Aquashow)

– Shows de Araras – (29 de novembro a 1 de dezembro – Org. FBA)

– 9ª ExpoAlcac – 5º Concurso / Exposição de Galinhas de (29 de novembro a 1 de dezembro – Org. Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira)

– 4ª Exposição de Columbicultura/Pombos de Fantasia (29 novembro a 1 dezembro – Org. Associação Portuguesa de Columbicultura)

– 18ª Exposição Nacional do Gloster – (30 novembro e 1 dezembro – Org. Gloster Clube de Portugal)

– 13º Show do Periquito Ondulado (30 novembro e 1 dezembro

Org. Sociedade Portuguesa do Ondulado)

– 9ª Exposição Internacional de Gatos de Santarém (30 novembro e 1 dezembro – Org. Clube Português de Felinicultura)

– 52º Concurso Nacional de Porquinhos-da-Índia (30 novembro

Org. CAPI – Clube dos Amigos dos Porquinhos da Índia)

– 26ª Exposição Canina Nacional de Santarém (30 novembro – Org. Clube Português de Canicultura)

– 20ª Exposição Canina Internacional de Santarém (1 dezembro Org. Clube Português de Canicultura)

Às 21h30, estreia a Peça de Teatro “Na Cidade”, pelo Veto Teatro Oficina, com direção de Fernanda Narciso, no Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano.

“O sol acabou de nascer, vem em forma de música abrir as portas e as janelas da grande avenida. Chama por todos nós, os homens e as mulheres da cidade, e começa a dança.

O que se retrata dessas cidades, são imagens, formas, sentimentos que são percecionados de maneira diversa para cada um que as experimenta. As cidades ganham assim vida através da imaginação de cada um e, à medida que vão sendo preenchidas as lacunas discursivas, com a experiência, anseios e expectativas e, portanto, sempre diferentes consoante as características singulares de cada um, despertando através do simbólico, os sucederes, as diferenças que levam à criação, mas também ao pensar. Desta forma, torna-se a narrativa, um organismo vivo, que se multiplica e se dilui, para se recompor de novo de formas diferentes, mas com o mesmo objetivo, a criação de olhares complementares.

As cidades movem-se ao som do nosso respirar, mas nunca morrem apenas se transformam”.

sábado:

Este sábado, dia 30 de novembro, prosseguem as iniciativas integradas no Reino de Natal de Santarém, às 10h30, com Animação de rua com Ruído à Portuguesa, no Centro Histórico. Às 11h00 há Pinturas faciais e animação infantil, na Tenda Principal, no Jardim da Liberdade. Pelas 16h00, a Tuna da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém, atua no Palco do Reino, no Jardim da Liberdade.

O Reino de Natal – Tenda Principal que conta com a Pista de Gelo, Snowtubbing, Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Carrossel Ecológico e Bar/Lounge, funciona ao sábado, das 10h00 às 22h30.

O Comboio do Reino que percorre as principais ruas e praças do Centro Histórico vai funcionar aos sábados, das 10h00 às 18h00 (encerra das 13h00 às 14h00). Apesar de ser de acesso livre, é necessário adquirir previamente um bilhete gratuito, de forma a garantir que todos possam também usufruir deste meio de transporte.

O Mercadinho do ReinoTenda Secundária, funciona ao sábado, das 10h00 às 22h30.

O Street Food, na zona exterior, está aberto todos os dias, a partir das 12h00.

O Maior Presépio do Ribatejo, situado na Rua Serpa Pinto (antiga Loja da Vodafone), pode ser visitado de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00.

A Casa do Pai Natal, na zona exterior, vai estar aberta das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

No dia 24 de dezembro, todas as atividades funcionam entre as 10h00 e as 13h00.

Para permitir que todos possam experimentar a Pista de Gelo, a organização decidiu, este ano, criar um acesso no valor de 2,5 euros à Pista de Gelo e Snowtubing (rampa de Gelo). Todas as outras atividades são gratuitas: Escalada + Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Globo de Neve e todos os espetáculos e Carrossel Ecológico.

Às 17h00, prossegue o Campeonato Nacional de Pólo Aquático, no Complexo Aquático Municipal de Santarém com o Jogo da 1ª Divisão Feminina – Viver Santarém x SLB (Benfica – Lisboa). Entradas gratuitas.

Às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira recebe o Concerto de Maria de Medeiros & The Legendary Tigerman “24 Mila Baci”, integrado no Misty Fest. Os bilhetes custam 15 euros.

“Maria de Medeiros (voz), Paulo Furtado (voz e guitarra), Paulo Segadães (bateria), João Cabrita (saxofone) e Filipe Rocha (baixo) apresentam-se no palco do teatro scalabitano para um espetáculo que celebra o cinema, a música e músicos inspirados pela sétima arte, como Tom Waits, Marlene Dietrich, Nino Rota, Jeanne Moreau, Serge Gainsbourg, Wanda Jackson, ou Link Wray, entre outros.

O concerto está integrado no “Misty Fest”, um ciclo que passa por vários pontos de norte a sul do país, com vários nomes da atualidade e afirmando-se como um dos mais importantes roteiros musicais a nível nacional”.

Às 21h30, tem lugar a Peça de Teatro “Na Cidade”, pelo Veto Teatro Oficina, com direção de Fernanda Narciso, no Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano.

domingo:

Este domingo, dia 1 de dezembro, às 11h00, prosseguem as iniciativas integradas no Reino de Natal de Santarém, com Pinturas faciais e animação infantil, na Tenda Principal, no Jardim da Liberdade.

Às 15h00, a Associação Aqui Há Gato apresenta “O comboio do Martinho”, no Palco Reino, no Jardim da Liberdade.

“Um menino que faz um pedido muito especial aos Reis Magos: um comboio. O Martinho sabe que os Reis Magos só entram nas casas dos meninos quando estes estão a dormir… mas será que ele vai conseguir resistir à tentação?”.

Às 16h00 tem lugar o Workshop Natal “Construção Livro Objeto Parte I”, na Tenda Principal, no Jardim da Liberdade.

O Reino de Natal – Tenda Principal que conta com a Pista de Gelo, Snowtubbing, Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Carrossel Ecológico e Bar/Lounge, funciona ao domingo, entre as 10h00 e as 20h30.

O Comboio do Reino que percorre as principais ruas e praças do Centro Histórico vai funcionar aos domingos, das 10h00 às 18h00 (encerra das 13h00 às 14h00). Apesar de ser de acesso livre, é necessário adquirir previamente um bilhete gratuito, de forma a garantir que todos possam também usufruir deste meio de transporte.

O Mercadinho do ReinoTenda Secundária, funciona ao domingo, entre as 10h00 e as 20h30.

O Street Food, na zona exterior, está aberto todos os dias, a partir das 12h00.

O Maior Presépio do Ribatejo, situado na Rua Serpa Pinto (antiga Loja da Vodafone), pode ser visitado ao domingo, das 11h00 às 19h00. Encerra das 13h00 às 14h00.

A Casa do Pai Natal, na zona exterior, na zona exterior, vai estar aberta das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

No dia 24 de dezembro, todas as atividades funcionam entre as 10h00 e as 13h00.

Para permitir que todos possam experimentar a Pista de Gelo, a organização decidiu, este ano, criar um acesso no valor de 2,5 euros à Pista de Gelo e Snowtubing (rampa de Gelo). Todas as outras atividades são gratuitas: Escalada + Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Globo de Neve e todos os espetáculos e Carrossel Ecológico.

Às 15h00 a Peça de Teatro “O Pantufa, o Ernesto e a Magia do Pequeno Almoço”, com direção artística de Eliseu Raimundo e António Júlio Santos, pelo Veto Teatro Oficina, no Teatro Taborda, no Círculo Cultural Scalabitano. Maiores de 5 anos.

«Tendo como ponto de partida o audiolivro do Plano Nacional de Leitura, “A magia do pequeno almoço”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, dois palhaços (o Pantufa e o Ernesto), vão desenvolver uma história sobre os hábitos alimentares em redor da Roda dos Alimentos. Falam da importância dos sete grupos da Roda, bem como da importância da ingestão do pequeno-almoço.

Numa animada e divertida brincadeira, entre um palhaço “trapalhão” e um outro que o ensina e corrige, recorrendo a fantoches (os alimentos), numa interação com as crianças, a cena vai-se desenrolhando de forma a que estas entendam a importância do pequeno-almoço para o seu bem-estar e saúde».

A decorrer:

Até dia 30 de novembro, visite a Exposição Bibliográfica “Vamos ler… Bernardo Santareno – 99º aniversário natalício”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. Patente ao sábado, das 09h30 às 12h30.

Comemoramos no dia 19 de novembro de 2019, noventa e nove anos (99) do nascimento de Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário.

Natural de Santarém, médico, escritor e um dos maiores dramaturgos portugueses, Bernardo Santareno foi uma notável figura na área do teatro.

Publicou 16 peças de teatro, que na sua maioria versam a temática do respeito pela liberdade, a luta contra a discriminação quer política, racial ou sexual. Bernardo Santareno como homossexual discreto, abordou ainda nas suas obras o tema da homossexualidade “O Pecado do João Agonia” (1961) e a “Vida Breve em três fotografias” (1979) um tema bem difícil face aos preconceitos morais e sociais da época.

Até dia 24 de dezembro, visite a Exposição “Urbanidade: 150 anos de elevação a cidade”, na Casa do Brasil. A Mostra pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (encerra: domingos, segundas e feriados).

Nos últimos 150 anos Santarém procurou acertar o passo com outras cidades médias, no intuito de se afirmar como capital de distrito. Fortemente afetada pelas invasões francesas e pelas lutas liberais, foi-se modernizando ao sabor das novidades comerciais, artísticas, arquitetónicas e culturais do país e do mundo.

Com recurso a objetos, imagens e filmes, a exposição Urbanidade procura explorar as principais conquistas da jovem cidade, nos domínios do abastecimento e do saneamento público, dos transportes e comunicações, da cultura e do desporto, do ordenamento do território e do urbanismo, da educação e da saúde, dos espaços verdes e equipamentos coletivos e da defesa, segurança e proteção civil, recriando ambiências de um passado ainda bem presente na memória dos seus habitantes, lançando as bases para uma reflexão do seu futuro coletivo.

Até 24 de dezembro, visite a Exposição ‘Urbanidade – 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)’, em várias ruas, praças e largos de Santarém. A mostra pode ser vista em diferentes pontos do planalto, onde várias telas apresentam a evolução da terra através de imagens acompanhadas por pequenos textos explicativos. A exposição divide-se em duas partes, a segunda encontra-se na Casa do Brasil – Casa Pedro Álvares Cabral, onde a cerca de 300 fotos se juntam objetos e filmes que mostram as principais conquistas da jovem cidade, desde a cultura e do desporto, educação e saúde, ao abastecimento e saneamento público, dos transportes e comunicações, até ao urbanismo, dos espaços verdes ou aos quarteis militares.

Até dia 30 de dezembro, visite a Mostra Documental – “Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

Conta que o provedor/ manda rever a Reque-/rimento de francisco godinho/ tesoureiro. (1596).

Ano do nacimento de noso Senhor Jeshus xcrispto / de mil equinhentos eno venta eseis anoz/ aos trinta ehum dias do mêz de maio do/ dito ano nesta villa de Santarem nas poa/jadas do coregedor diogo de macedo dal/Bo querque do deS embargo del Rei nozo Senhor/ e seu coregedor comalcada em esta villa/ e sua comarqua que era servido prove/ dor em ella mandoa fazer elle prove/ dor fazer este auto emcomo Francisco godi/nho tesoureiro lhe fez apetição Junta nes/te libro em como se lhe devia dous mil e/ sete sentos eoitenta eoito reis que lecenceado Bel/ chior tavares sindicante da Residencia/ do lecenceado lopo pimenta mandoa ao dito tisoa/reiro pagase ao dito lecenceado lopo pimen/ta e escripvão epor teiro epor a char que não/ estavão pagos nem levados em conta ao dito/ tesoareiro […].1.

A administração municipal, na Idade Moderna, era caraterizada pelo controlo rigoroso do Poder Central, em relação às contabilidades locais periféricas. Anualmente, o provedor fazia chegar a si, os livros de receita e despesa da câmara municipal, de forma a impedir alguma espécie de corrupção, razão pelo qual o tesoureiro requere ao provedor, para autorizar o pagamento de um serviço que não estava contabilizado, nem registado em livro, para pagamento. O tesoureiro era à época, um oficial de elevado estatuto na administração municipal. Sobre ele recaia a responsabilidade e administração financeira do município e não com o poder de dispor das finanças locais como bem entendia. Havia que recolher os impostos, diretos e indiretos, contabilizar os reais e devolve-los à administração régia. Todo o seu exercício era inspecionado, também era chamado ao senado para apresentação das contas e por sua vez, como já foi referido, à Administração do Concelho, que neste caso era o Provedor da Comarca, instituição satélite do poder central.

1 Livro de Receita e despesa. fólio 200. (1592-1597). (AHCMSTR).

Até dia 30 de dezembro, visite a Exposição Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Destaque trimestral para uma obra da autoria de Francisco de Almada: “Casario”, Serigrafia a cores s/ papel, 1983.

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico da jornalista Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar