“Fenómenos” do Entroncamento esgotam Cine-teatro São João (Vídeo)

Em Ribatejo Cool

O Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, teve lotação esgotada, no sábado, 30 de novembro, na apresentação do livro “Fenómenos do Entroncamento – A História das Estórias”, com o anfitrião ator Carlos Cunha, dos Commedia a la Carte.


A apresentação foi feita pela coordenadora e coautora do livro, Paula Carloto de Castro, pelo presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, pelos autores Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente e pelo editor da obra, António Vieira da Silva.


Esta edição, que contou com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento, explica como surgiram os primeiros fenómenos no Entroncamento, na década de 50 do século XX.
Uma lebre alimentada a biberão, um melro branco, um cão que falava, entre muitos outros acontecimentos, deram origem à expressão Terra dos Fenómenos.


Os relatos e as notícias, que se tornaram virais a nível nacional e nos EUA, garantiram fama mundial numa época em que as redes sociais eram simplesmente as tertúlias, as conversas de café e os jornais em papel.
Um ex-libris que perdura até aos dias de hoje, através dos textos dos jornalistas Eduardo O. P. Brito e Antero Fernandes, perpetuados nos desenhos gravados na louça, em peças de vidro e cerâmica, graças ao génio empreendedor de António Carloto.


Durante o evento, e aplaudido com uma ovação de pé no final, foi apresentado o videoclipe oficial “Estranhos Bizarros Gigantes (Fenómenos do Entroncamento)”, canção inédita, assinada por Pedro Dionísio, músico que coordenou a iniciativa que resultou da colaboração entre jovens artistas locais, envolvendo as associações e clubes da cidade. Após a passagem do videoclipe, o público teve a oportunidade de assistir a uma performance ao vivo, com os artistas, acompanhados pela Concórdia Música.


Neste evento, criaram-se momentos de contacto entre diferentes gerações unidas no mesmo propósito: conhecer melhor o passado para entender o presente e projetar o futuro dos “Fenómenos do Entroncamento”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*