Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasSofalca, Momsteelpor e Promicmarianos vencem 1.ª edição do Prémio de Inovação empresarial

Sofalca, Momsteelpor e Promicmarianos vencem 1.ª edição do Prémio de Inovação empresarial

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, anunciou em julho passado os vencedores da 1.ª edição do Prémio de Inovação Empresarial, realizado ao abrigo do projeto financiado Ribatejo InovFin. Agora, a associação reuniu os vencedores do concurso para a entrega de prémios, numa cerimónia realizada em Torres Novas, no passado dia 26 de novembro. A iniciativa atribuiu aos vencedores prémios monetários no total de 6.000 euros.

João Artur Rosa, em representação da Direção da NERSANT na sessão de atribuição de prémios às empresas vencedoras, congratulou as premiadas e as empresas candidatas pela qualidade dos projetos apresentados. “Há 20 anos não era possível uma pequena empresa do interior de Portugal exportar o seu produto para qualquer parte do mundo. Agora, graças à tecnologia, isso é possível. Devemos aproveitar a tecnologia e inovação que temos para nos tornarmos mais competitivos”, referiu o dirigente da NERSANT, acrescentando que a associação “vai continuar a trabalhar para que isso aconteça cada vez mais”.

Com um total de 30 candidaturas recebidas no período de 02 de maio a 28 de junho, a 1.ª edição do Prémio de Inovação Empresarial contou com projetos de 12 concelhos do distrito, sendo o concelho de Santarém o mais representativo, com a apresentação de cerca de 30% das candidaturas, seguindo-se os concelhos do Cartaxo, Ourém e Rio Maior, com uma taxa de representação de cerca de 10% cada.

Dos 30 projetos inovadores a concurso, o júri decidiu-se pela atribuição do prémio às empresas Sofalca e Momsteelpor, ambas de Abrantes, e à Promicmarianos, de Ourém, que receberam prémios monetários no valor total de 6.000 euros. No caso da Sofalca, foi apresentado a concurso a marca Gencork, que posicionou a empresa produtora de aglomerados de cortiça, na área do design, facultando ao mundo uma nova utilização do aglomerado de cortiça expandida.

A Momsteelpor foi premiada pelo desenvolvimento de uma aplicação (APP MOMSteel Smart Factory) que permite aos seus clientes acompanharem em tempo real o estado de execução de cada um dos projetos e a empresa Promicmarianos, de Ourém, pela criação de um hotel inclusivo com 38 unidades adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida e portadores de incapacidade (Hotel Essence Inn Marianos).

O júri decidiu ainda atribuir três menções honrosas, à Bindopor, de Ourém, à Crivosoft, de Santarém e à Compometal, do Cartaxo. A inovação da Bindopor está patente ao nível organizacional da empresa, sendo que a Crivosoft foi distinguida pelo produto Crivo, de pacote que permite agregar todas as funções do marketing digital de uma empresa, numa única aplicação, e a Compometal, pela criação de painéis decorativos.

Os prémios e menções honrosas foram entregues por João Artur Rosa, da Direção da NERSANT, Nuno Madeira, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, Carlos Melo Brito, Vice-Reitor da Universidade Portucalense, João Moutão, Vice-Presidente do IPS e Sandra Ambrósio, em representação da Garval. Na mesma cerimónia, a NERSANT entregou ainda os certificados de participação às empresas participantes no concurso.

De referir que o Prémio de Inovação Empresarial é uma iniciativa do projeto financiado Ribatejo InovFin que pretende valorizar os bons exemplos de inovação das PME’s com sede neste território. Tem como objetivo premiar iniciativas inovadoras em estado de maturação, com resultados mensuráveis, permitindo evidenciar o seu impacto, atual ou potencial, em termos de competitividade empresarial.

O Ribatejo InovFin é um projeto apoiado pelo COMPETE 2020 e promovido pela NERSANT, que visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

A 2.ª edição do Prémio de Inovação Empresarial do Ribatejo InovFin, que aceitou 37 candidaturas no período de 15 de julho a 27 de setembro, já foram analisadas pelo júri. A divulgação dos projetos inovadores vencedores, e respetiva entrega de prémios, decorrerá no dia 18 de dezembro, em Santarém.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar