Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerDança - "Co:Lateral" de Né Barros e João Martinho Moura no Teatro...

Dança – “Co:Lateral” de Né Barros e João Martinho Moura no Teatro Sá da Bandeira

Co:Lateral um espetáculo de Né Barros e João Martinho Moura com interpretação de Sónia Cunha, vai ser apresentado, no próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira.

Este espetáculo foi desenvolvido a partir do projeto performativo Nuve onde se explorava a relação entre a dança e as artes digitais. Inicialmente apresentado em 2010, este solo interpretado por Né Barros, deu origem a diversas publicações nacionais e internacionais. Ali, o corpo projetava-se e estendia-se numa relação de intimidade com a realidade virtual interativa. O discurso performativo resultante desta ligação apela a um momento extraordinário, a um momento poético feito de espaço e corpo, feito de mistura de realidades, feito de duplos e de imagens. Este projeto tem ainda a particularidade de se apresentar sob um formato mutável em que pode variar em cada apresentação. A última versão evoca momentos da morte do cisne (lago dos Cisnes) imerso num espaço imaterial de luz e projeção: um fantasma do arquivo da dança voltasse agora para se testar numa realidade de aprisionamento ilusório“.

Né Barros, coreógrafa e investigadora, tem ao longo da sua carreira desenvolvido a ligação dos seus trabalhos artísticos com os científicos. Artisticamente, iniciou a sua formação em dança clássica e mais tarde trabalha dança contemporânea e composição coreográfica, nos Estados Unidos, Smith College. Tem colaborado com diversos artistas plásticos, fotógrafos, músicos, encenadores, artistas multimédia. Como formadora tem colaborado com diversas instituições e é professora na ESAP. Autora do livro Da Materialidade na dança, Co-editora de Artes Performativas: Novos DiscursosDas Imagens FamiliaresDeslocações da Intimidade, e co-autora, Story Case Print. Co-fundadora e membro da direção do balleteatro. Co-diretora do festival de cinema Family Film Project.

João Martinho Moura, artista-investigador, tem os seus interesses focados na arte digital, interfaces inteligentes, música digital e estética computacional. Tem um interesse especial na visualização em tempo real e na criação de artefactos digitais impulsionados pelo corpo. Na última década vem adotando novas maneiras de representar o corpo nas media arts, desenvolvendo artefactos interativos, principalmente representados por abstrações visuais monocromáticas e linhas minimalistas.

Os bilhetes têm o custo de 5€, preço único, e estão à venda no Teatro Sá da Bandeira, na Bol – Bilheteira Online (www.bol.pt) e nas Lojas Worten, Fnac e CTT. Mais informações através do e-mail teatrosabandeira@cm-santarem.pt.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar