Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoMunicípio de Santarém hasteou Bandeira Autarquia + Familiarmente Responsável pelo 9.º ano...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Município de Santarém hasteou Bandeira Autarquia + Familiarmente Responsável pelo 9.º ano consecutivo

O Município de Santarém hasteou esta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Bandeira AUTARQUIA + FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL , recebida pelo 9.º ano consecutivo.  A Bandeira foi hasteada na Praça do Município por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, e pelos vereadores, Inês Barroso, Nuno Serra, Ricardo Rato, Cristina Casanova, Rui Barreiro, José Santos, Sofia Martinho e João Catela. A distinção foi entregue no dia 27 de novembro, numa cerimónia que decorreu no Auditório da Fundação FEFAL – Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, em Coimbra.

Santarém é uma das autarquias vencedoras da 11.ª edição deste projeto de âmbito nacional e recebe a Bandeira Verde do OAFR – Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), com Palma, por receber o prémio por três ou mais anos consecutivos.

O OAFR recebeu 141 candidaturas de autarquias que participaram no inquérito de 2019, tendo sido distinguidas 76, nesta 11.ª edição.

A autarquia Scalabitana tem vindo a desenvolver um conjunto de políticas em geral, nomeadamente nas áreas da ação social, saúde, habitação e urbanismo, recursos humanos, cultura, desporto, transportes, educação e formação, serviços básicos, em prol da vida familiar dos munícipes do Concelho.

O reconhecimento de Santarém como «Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2019», resulta de um inquérito realizado a nível nacional, sendo analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas, para além de serem analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

O Município de Santarém tem vindo a implementar medidas de conciliação da vida profissional e familiar, tais como: a aplicação de modalidades de horários de trabalho facilitadores da conciliação da vida profissional e familiar, a dispensa no dia de aniversário ou o Programa PAS FÉRIAS – Projeto de Atividades Saudáveis para os filhos/as e netos/as de trabalhadores/as do Município de Santarém e das empresas municipais, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a dinamização de atividades de ocupação de tempos livres lúdicas.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis procura desempenhar um importante papel no contexto da economia familiar, mas também no combate ao envelhecimento e desertificação, na fonte de enriquecimento através da criação de emprego e no aumento do espírito de iniciativa, dinamismo e estabilidade social.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias, no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família.

Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR – Autarquias Familiarmente Responsáveis. Partindo deste novo modelo, desde 2007 que procede à realização de inquéritos junto dos municípios do País, com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes.

Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis – OAFR e realiza este ano a 11ª edição da iniciativa «Autarquia Mais Familiarmente Responsável».

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar