Santarém acolheu comemorações nacionais do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em Sociedade

Santarém acolheu hoje, dia 3 de dezembro, as comemorações nacionais do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, numa parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação – INR e a Câmara Municipal de Santarém, sob o lema “O futuro é acessível”, proposto pela ONU – Organização das Nações Unidas.

O Convento de S. Francisco recebeu o Encontro que contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém e de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, na sessão de abertura.

Esta iniciativa prosseguiu com a atuação do Grupo de Dança “Roda Viva – Kontrário”, da APPACDM de Santarém.


Renato Bento, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém, moderou o Debate sobre “O Futuro é Acessível: Infraestruturas para Todos”, que contou com a participação de Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, João Vieira, Diretor de Inovação, da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A. e de João Pestana, Chefe de Divisão de Requalificação de Espaço Público, da Câmara Municipal do Porto.

Os trabalhos da tarde contaram ainda com o Debate sobre “O Futuro É Acessível: Serviços e Inclusão”, moderado por Carlos Coutinho, Diretor do Departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, da Câmara Municipal de Santarém, que contou com a participação de Rodrigo Santos, Membro da direção do European Blind Union, Joaquim Morgado, Secretário geral adjunto do Ministério da Administração Interna, Fernanda Sousa, Coordenadora da equipa técnica do Instituto Nacional para a Reabilitação I.P., Glória Magalhães, Beneficiária de assistência pessoal, e de Tânia Castanheiro, assistente pessoal.

O Grupo Coral “Ao meu ritmo” – Cancioneiro português, da APPACDM Santarém também abrilhantou esta iniciativa.

O Instituto Nacional para a Reabilitação procedeu à entrega dos prémios anuais – Prémios 2019 do Instituto Nacional para a Reabilitação I.P..: Cartaz 3 de Dezembro, Concurso “Escola Alerta!”, Ciências Sociais e Humanas e Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe, que visam contribuir para a sensibilização, promoção do conhecimento e inovação tecnológica, em prol da inclusão das pessoas com deficiência.

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social procedeu à sessão de encerramento.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início