Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoMunicípio de Tomar entrega kits ambientais a todos os alunos do...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Município de Tomar entrega kits ambientais a todos os alunos do 1.º ciclo

 Em dia de cimeira mundial pelo clima, o Município de Tomar foi mais longe e passou à ação, entregando kits ambientais a todos os alunos do 1º ciclo do concelho.

Os cerca de 1.100 alunos do 1.º ciclo do concelho de Tomar começaram a receber kits ambientais no âmbito do projeto Ambientolix, promovido pelo Município em resultado da candidatura ao Fundo Ambiental de que foi um dos 13 projetos aprovados dos 147 submetidos a nível nacional. De forma simbólica foram entregues esta manhã nas escolas de Valdonas (Agrupamento Templários), Cem Soldos (Agrupamento Nuno de S. Maria) e João de Deus (particular), com a presença dos responsáveis escolares, nomeadamente dos diretores, da presidente da Câmara e dos vereadores da Educação e do Ambiente.

Os kits são compostos por escova de dentes, caneca e lancheira feitos com 50% de fibra de bambu e 50% de polipropileno, caixa-estojo com borracha, três lápis, afiadeira e régua em madeira, um caderno de apontamentos em material reciclado e um termo em alumínio. Além disto, cada turma vai receber um jogo de tabuleiro especialmente concebido para o efeito com perguntas de temática ambiental, muitas delas centradas no concelho.

O projeto Ambientolix do Município de Tomar insere-se na candidatura ao Fundo Ambiental da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020) – Re-Educa: Educar para uma economia circular, tendo por objetivo estratégico contribuir para uma cidadania ativa e informada no domínio do desenvolvimento sustentável, de modo a fomentar a adoção de comportamentos ambientalmente mais conscientes e responsáveis.

Os alunos do 1.º ciclo ocuparão lugar de destaque neste projeto que se pretende multidisciplinar e disseminador da mensagem junto da comunidade local, sendo sabido que as crianças são dos melhores influenciadores nas alterações comportamentais dos adultos do seu meio familiar.

O projeto contempla igualmente a vertente pedagógica através dos jogos de tabuleiro com pergunta-resposta e desafios que abordam as diferentes temáticas ambientais, tais como água, energia, resíduos, alterações climáticas, biodiversidade, geodiversidade, floresta, entre outros, assim como peças de divulgação (rollup´s e cartazes), equipamento informático para atividades do CISA (Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental de Tomar), filme explicativo e educativo na temática da economia circular e uma plataforma online.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar