Tomar é um dos municípios que mais diminuíram a dívida em 2018

Em Região

Tomar é um dos municípios que mais diminuíram a dívida, segundo a edição de 2018 do Anuário Financeiro dos Município Portugueses, que faz a recolha e de comparação de dados, assim como a análise económica e financeira dos 308 municípios portugueses. A edilidade nabantina vem referenciada no ranking dos que mais diminuíram a dívida, apesar de ainda apresentar um prazo médio de pagamento superior ao desejável. Na evolução da situação financeira, em que são graficamente comparados os últimos 13 anos, pode verificar-se uma melhoria de desempenho a partir de 2013, ou seja, uma clara tendência de convergência entre o orçamento e a receita cobrada, assim como uma acentuada diminuição dos passivos.

A expetativa da autarquia é encerrar o exercício de 2019 com uma dívida total de 18 milhões de euros, o que representará uma diminuição de 10% face a 2018. No final do primeiro semestre, o resultado operacional e líquido apontava para valores positivos, esperando-se que no final do ano esta situação se mantenha.

Refira-se ainda que no capítulo do Setor Empresarial Local, a Escola Profissional de Tomar surge posicionada em 18.º lugar no ranking das que em 2018 menor Passivo Exigível apresentavam, o que denota uma boa situação financeira em comparação com outras entidades análogas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*