fbpx

Vociferai, ó vítimas…

Em Opinião

Enquanto o Rio Maior se enche de jacintos de água que chegam a cobrir por completo a sua superfície, como no concelho do Cartaxo, há vozes troantes indignando-se contra Greta Thunberg!

Enquanto o Almonda seca e muitos dias nem sequer chega a desaguar no Tejo, a ira assalta o Facebook contra os manifestantes ambientalistas de Madrid!

Enquanto o Tejo seca, as suas margens se despem de salgueiros e outras árvores protetoras, o seu leito de enche de areia e ilhas artificiais ou Espanha viola a Convenção de Albufeira, o ódio predomina a copiar e replicar falsidade emitida por sítios web de extrema-direita!

Enquanto uma empresa privada corta uma fronteira internacional entre os dois Estados soberanos Portugal e Espanha como se eles, a Iberdrola, fossem os donos disto tudo fica claro que realmente são. A cólera vira-se agora contra os ciganos!

Enquanto “agricultores” sem escrúpulos contaminam lençóis freáticos rios e ribeiros, usam a água pública como se fosse só deles, escravizam estrangeiros subcontratados a empresas fantasmas feitas pela net na hora, há gentes do burgo que atacam a miséria dos miseráveis gritando “chega de privilégios aos imigrantes”!

Enquanto suinicultoras continuam a despejar os bem perfumados dejetos nos rios e campos e “desativam” a central de biogás de Rio Maior, o governo responde que estão a acompanhar, que os problemas estão identificados [ou outros paleios de inação], há malta que amesquinha os vegetarianos!

Enquanto, no Ribatejo, crescem os problemas de captação da água pública obrigando a furos cada vez mais profundos, o governo decide subsidiar os estudos para um novo “Alqueva” na Lezíria do Tejo – para servir os latifundiários. Alheias aos interesses em jogo, há massas que destratam os defensores dos animais e rejubilam com a raça [sofrimento] e sangue do touro que o mesmo ou outro latifundiário criou para lucro próprio e alienação do povo!

Enquanto Câmaras e Assembleias Municipais concedem sucessivamente a Declaração de Interesse Público para legalizar pedreiras ilegais, ou edifícios em Reserva Ecológica, ou Agrícola, em leito de cheia ou de captações de água, sempre em nome do desenvolvimento, há adeptos que só lamentam o jogo do seu clube!

Enquanto as celuloses ditam o ordenamento do território, as terras secam e os incêndios são cada vez mais graves, as pessoas lamentam a desgraça constante que queima vidas e futuro!

Enquanto vociferar for o verbo dominante, enquanto pensar for verbo ignorado, enquanto dialogar for verbo recusado, as redes sociais serão a descarga da ignorância de todos os que tiverem medo de pensar pela sua própria cabeça e alguém chega para o fazer por eles!

Enquanto lamentarmos e nos quedarmos, a vida humana e da nossa terra se degradará!

Deixe o fantasma do medo. Esperança, o futuro é nosso. Façamos por construí-lo!

Vítor Franco

1 Comment

  1. Que mal fez a essa gente a jovem activista sueca de apenas 16 anos!!!!!!! de seu nome GRETA THUNBERG?
    Enquanto ha’ 50 anos (pelos menos) terras, rios e ribeiras sao poluidas/degradadas/assassinadas pelas empresas/firmas de curtumes, peles, porcos e galinhas, com o aval da CAPITAL DO IMPERIO, a maioria do pessoal quer e’ bola.
    Sera’ que ELA se preocupa com o DIREITO DE TODOS ASPIRAR AR PURO PARA OS PULMOES, ou faz o JOGO de quem espezinha O QUE E’ JUSTO?
    Acordai turba do futebol, e nao so’ : o sol ja’ vai alto.

    RB – SUOMI

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Opinião

Interpretações

Nada mais doloroso será mais doloroso para os parentes da pessoa visada…

Ir para Início