fbpx

Instituições de Almeirim e Santarém apoiadas – Prémio BPI ”la Caixa” Rural atribui 750 mil euros a 22 projetos sociais em meios rurais

Em Sociedade

Projetos vão atuar em áreas prioritárias como o envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde.

A Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, com sede em Almeirim, e o Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz na Póvoa de Santarém, estão entre as entidades distinguidas.

Em 2019, o BPI e a Fundação “la Caixa” atribuíram um total de 3,75 milhões de euros a projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situações de vulnerabilidade social.

Incentivar grupos de pessoas mais velhas a resolver problemas nas suas comunidades rurais, apoiar pessoas carenciadas incluindo a família e cuidadores informais, assegurar cuidados continuados e ações paliativas, e promover o voluntariado geral ou especializado, são alguns dos 22 projetos distinguidos na 1ª edição do Prémio BPI “la Caixa” Rural. Os projetos receberam em média mais de 34 mil euros, num total de 750 mil euros.

O Prémio BPI “la Caixa” Rural visa apoiar projetos de ação social em zonas rurais em diferentes áreas prioritárias como o envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social e saúde.

“Num contexto marcado por um acentuado desequilíbrio demográfico nos meios rurais, com populações muito envelhecidas e frágeis redes de apoio formais e informais, não é surpreendente que a maioria dos projetos se dirija ao apoio aos mais velhos, para dar respostas ao isolamento e promover a vida ativa e a autonomia”, refere a nota de imprensa.

As zonas rurais abrangidas por este prémio podem ser consultadas no Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020).

Prémios BPI “la Caixa” distribuíram 3,75 milhões de euros em 2019

Os Prémios BPI “la Caixa” 2019 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa” e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2019, foram cinco os Prémios BPI “la Caixa”, no valor total de 3,75 milhões de euros para apoiar mais de 20 mil beneficiários de 120 projetos.
Em média, foram recebidas 174 candidaturas por prémio. No total, foram recebidas 870 candidaturas de projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são financiados pela Fundação “la Caixa”. As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.

Entrega do prémio à Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer

O projeto da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, instituição dedicada ao acompanhamento da demência, com sede em Almeirim, destina-se a criar uma unidade itinerante de apoio e intervenção psicossocial especializada em demências; e a melhorar a qualidade de vida da pessoa com demência e dos cuidadores informais. Recebe um apoio de 31.950 euros.

Entrega do apoio ao Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz, da Póvoa de Santarém

O projeto do Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz, da Póvoa de Santarém, destina-se a prevenir o isolamento social. Com os 33.460 euros do apoio, a institituição vai levar o centro de dia a populações isoladas, proporcionando atividades vocacionadas para seniores em diversos locais da região; e irá reduzir o isolamento proporcionando atividades de lazer, motricidade, convívio, estimulação cognitiva e sensorial.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início