fbpx

Ribatejo InovFin oferece ferramentas financeiras para as PME

Em Empresas

“Saiba como pode acelerar a gestão financeira da sua empresa” é a proposta da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém para as empresas conhecerem as ferramentas de apoio à gestão financeira concebidas no âmbito do programa financiado Ribatejo InovFin.

Através do programa Ribatejo InovFin, a NERSANT tem vindo a desenvolver e facultar às empresas um conjunto de ferramentas de apoio à gestão financeira, destacando-se a conceção da ferramenta Financial All-in, que permite fazer o cálculo do custo financeiro total das empresas, a chamada TAEG – taxa anual de encargos efetiva global, que é um dos valores que deve ter em conta na hora de contratar um crédito. Esta ferramenta oferece ainda o cálculo automático de componentes de cash-flow, com a análise de fluxos económicos e respetivo cálculo e lucro, e dos fluxos financeiros, com o cálculo dos cash-flows, o que permite avaliar se a empresa gerou excedentes ou défice de fundos, e como os está a gerar e aplicar.

Está igualmente disponível uma ferramenta de análise de rácios, que permite verificar a capacidade da empresa em gerar meios para suportar os encargos financeiros, medindo a autonomia financeira, a taxa de esforço de fluxo de caixa das atividades operacionais e o grau de endividamento. Destaque para a ferramenta de planeamento e controlo financeiro, dedicada à orçamentação e à análise de desvios. Por último, não menos importante, é a ferramenta de gestão de tesouraria, que permite fazer a gestão de recebimentos e pagamentos com base nos documentos fiscais (faturas), de forma a antecipar e gerir excedentes e défices de tesouraria.

As ferramentas financeiras são apenas um dos componentes do programa Ribatejo InovFin, que a NERSANT dedica à qualificação das PME nas áreas de literacia financeira, inovação e de novos modelos de financiamento, pretendendo, assim, aumentar as competências das pequenas e médias empresas nesta área, melhorando as suas performances. Pretende também promover a inovação e a interligação entre PME’s e as entidades do sistema nacional de inovação, aumentando o número de pequenas e médias empresas com atividades de inovação e apresentar novos modelos para facilitação do acesso ao financiamento à inovação e ao crescimento.

O programa tem permitido realizar um conjunto alargado de atividades, entre os quais a realização de workshops e disponibilização de ferramentas de apoio à gestão, a produção e disseminação gratuita de estudos em áreas de Literacia Financeira, como Custos Financeiros nas Empresas da Região e Comparação com Médias dos Principais Setores; Caracterização das Práticas de Gestão Financeira Aplicadas na Região; Benchmark de Boas Práticas de Gestão Financeira e de Relação com a Banca; Principais Formas de Interação com a Banca; estudos na área de Inovação, como o Handbook para a Inovação Tecnológica; Benchmark de Mecanismos disponíveis para Financiamento da Inovação, em particular a nível europeu (e Handbook); e o Handbook sobre Novos Mecanismos de Financiamento, baseados na Web.

O projeto Ribatejo InovFin vai ter o seu encerramento no dia 17 de dezembro, na Startup Santarém, com a sessão de apresentação de resultados. Ainda no âmbito deste projeto, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, promoveu a 2.ª edição do concurso “Prémio de Inovação Empresarial”. A divulgação dos projetos inovadores vencedores, e respetiva entrega de prémios, decorrerá no próximo dia 18 de dezembro, também em Santarém.

De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Ir para Início