fbpx

Roteiro cultural para o fim de semana em Santarém

Em Ribatejo Cool

Sexta-feira:

Esta sexta-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 13h00, Santarém acolhe Maratona Fotográfica “Marcas na História: Fotografar o nosso Património Religioso”, que conta com a participação de alunos dos diferentes graus de ensino, adultos e famílias, num total de mais de 500 participantes.

Esta Maratona que tem a duração de 24 horas, decorre até às 12h59 do dia 14 de dezembro, tem como objetivo colocar em destaque o património religioso dos concelhos convidados a participar neste projeto, em que se valoriza o envolvimento, o interesse, o empenho e a criatividade dos participantes.

Para mais informações relativas ap projeto e à Maratona Fotográfica, são divulgadas no seguinte endereço eletrónico: https://projetomarcasnahistoria.blogspot.com/

As iniciativas do Reino de Natal prosseguem às 17h00, com música pelo Grupo Coral “Ao meu ritmo” da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental Santarém- Cancioneiro português, no Palco do Reino, no Jardim da Liberdade.

Às 21h00, leve os mais novos ao Reino de Natal para verem a peça de Teatro “O Pantufa e o Ernesto e a magia do pequeno almoço” (maiores de 5 anos), no Palco do Reino, pelo Veto Teatro Oficina.

Tendo como ponto de partida o audiolivro do Plano Nacional de Leitura, “A magia do pequeno almoço”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, dois palhaços (o Pantufa e o Ernesto), vão desenvolver uma história sobre os hábitos alimentares em redor da Roda dos Alimentos. Falam da importância dos sete grupos da Roda, bem como da importância da ingestão do pequeno-almoço.

Numa animada e divertida brincadeira, entre um palhaço “trapalhão” e um outro que o ensina e corrige, recorrendo a fantoches (os alimentos), numa interação com as crianças, a cena vai-se desenrolhando de forma a que estas entendam a importância do pequeno-almoço para o seu bem-estar e saúde.

O Reino de Natal – Tenda Principal que conta com a Pista de Gelo, Snowtubbing, Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Carrossel Ecológico e Bar/Lounge, funciona de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 20h30. À sexta-feira, funciona das 12h30 às 22h30, ao sábado, das 10h00 às 22h30 e ao domingo, entre as 10h00 e as 20h30.

O Comboio do Reino que percorre as principais ruas e praças do Centro Histórico vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 18h00 e aos sábados e domingos, das 10h00 às 18h00 (encerra das 13h00 às 14h00). Apesar de ser de acesso livre, é necessário adquirir previamente um bilhete gratuito, de forma a garantir que todos possam também usufruir deste meio de transporte.

O Mercadinho do Reino – Tenda Secundária, funciona de segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e as 20h30, à sexta, das 12h30 às 22h30, ao sábado, das 10h00 às 22h30 e ao domingo, entre as 10h00 e as 20h30.

O Street Food, na zona exterior, está aberto todos os dias, a partir das 12h00.

O Maior Presépio do Ribatejo, situado na Rua Serpa Pinto (antiga Loja da Vodafone), pode ser visitado de segunda a sábado, das10h00 às 19h00. No domingo, das 11h00 às 19h00. Encerra das 13h00 às 14h00.

A Casa do Pai Natal, na zona exterior, vai estar aberta das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

No dia 24 de dezembro, todas as atividades funcionam entre as 10h00 e as 13h00.

Para permitir que todos possam experimentar a Pista de Gelo, a organização decidiu, este ano, criar um acesso no valor de 2,5 euros à Pista de Gelo e Snowtubing (rampa de Gelo). Todas as outras atividades são gratuitas: Escalada + Slide, Arborismo, Insufláveis, Renas Elétricas, Globo de Neve e todos os espetáculos e Carrossel Ecológico.

Às 18h00, a Sala de Leitura Bernardo Santarém acolhe a Palestra “Plantas medicinais & comestíveis da flora silvestre – apresentação da agenda”, com a escritora Fernanda Botelho, numa organização da Clínica Acupunctura Faustino Santos, que conta com o apoio da Câmara Municipal Santarém.

Esta agenda revela-nos ao longo de 53 semanas o enorme tesouro da nossa flora silvestre do mediterrâneo, são paisagens espontâneas que vão desabrochando planta a planta em bonitas fotografias, testemunho da imensa biodiversidade que nos rodeia no campo e na cidade. Cada página é um pedaço de informação sobre os usos terapêuticos e culinários de plantas como as malvas, acanto, aveia, tojo, urze e tantas outras. O prisma sob o qual a autora as contempla vai mudando ao longo dos anos; as plantas, essas, difícil não as repetir, neste 11.º ano de escrita de agendas já foram mencionadas cerca de 600 espécies vegetais entre árvores, arbustos e herbáceas.

Às 19h00, a Sé Catedral recebe o Concerto de Natal das Classes de Conjunto do Ensino Articulado de Música e dos alunos em regime Supletivo e Livre, do Conservatório de Música de Santarém, que se apresentam com um Coro que reúne mais de 2 centenas de vozes.

Sábado:

No sábado, dia 14 de dezembro, das 10h00 às 13h00, visite o Mercadinho Solidário, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário) que conta com participação de associações de âmbito social.

Às 10h30 há animação de rua, pelas ruas do Centro Histórico, com o Grupo Ruído à Portuguesa.

Pelas 11h00 há Pinturas faciais e animação infantil, na Tenda Principal do Reino de Natal de Santarém.

Às 11h30, tem lugar o lançamento do Livro “Catrapum, aqui vai mais um!”, da autoria de Rosa Montez e ilustrações de Sofia Ambrósio, no Palco do Reino. As autoras prometem apresentar uma história divertida, que conta ainda com um apontamento com musical pelo Coro do Instituto Politécnico de Santarém, entre outras surpresas.

Às 18h00 o Palco do Reino acolhe o Concerto com o Avô Cantigas. Carlos Alberto Vidal Filipe, mais conhecido pela sua personagem de Avô Cantigas é um músico, cantor e compositor português, celebrizado no género da música infantojuvenil.

Às 21h00 a Associação de Dança Desportiva de Tremez – ADDTT apresenta “Máquina de Natal”, no Palco do Reino.

Este sábado prossegue a Maratona Fotográfica “Marcas na História: Fotografar o nosso Património Religioso”, que conta com a participação de alunos dos diferentes graus de ensino, adultos e famílias, num total de mais de 500 participantes.

Esta Maratona termina às 12h59.

Às 10h30 tem início o Passeio de Natal no Rio Tejo, no Centro Náutico Scalabitano (Ribeura de Santarém), organizado pelo Clube de Canoagem Scalabitano. Este passeio de Natal é gratuito e aberto a toda a população com o objetivo de dinamizar a zona ribeirinha e promover o contacto com o Rio Tejo através da modalidade de canoagem: +Canoagem, Canoagem para todos.

Domingo:

Este domingo, dia 15 de dezembro, às 10h00, assista ao Desfile de mais de 250 Pais Natal Motards, pelas principais avenidas, ruas e praças da Cidade, com início no Jardim da Liberdade e que prossegue pela Avenida do Brasil, Rotunda do Círculo Cultural Scalabitano (junto ao Tribunal), Largo Cândido dos Reis (Rotunda do W Shopping), Avenida D. Afonso Henriques, Avenida do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, Avenida Madre Andaluz, Rua Dr. Virgílio Arruda (Escola Mem Ramires), Rotunda do Forcado, Rua Professor Manuel Bernardo das Neves, Rua dos Bombeiros Voluntários, Ruam Ana de Macedo (Miradouro), Avenida Dr. Humberto Lopes, Rua Soeiro Pereira Gomes, Avenida D. Afonso Henriques, Rua Pedro de Santarém, Largo Cândido dos Reis (Rotunda do W Shopping), Rua João Afonso, Rua de S. Martinho e Avenida 5 de Outubro, Largo das Alcáçovas – Portas do Sol, Praça Visconde Serra do Pilar, Rua 1º de Dezembro, Rua Vila Belmonte, Rua Braamcamp Freire, Travessa das Capuchas, Avenida António dos Santos, Largo Cândidos dos Reis (Rotunda do W Shopping), Avenida do Brasil, Avenida José Saramago (frente ao Tribunal), Rua AlexandreHerculano (Calçada do Monte), Avenida Bernardo Santareno, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Rua Casa do Ribatejo, Rua Dr. Nuno Álvares Pereira, Rua Gonçalo Mendes da Maia, Avenida Marquês de Pombal, Rotunda Luminosa, Rua Álvaro Cunhal, Rotunda (Avenida António Maria Batista), Rotunda Círculo Cultural Scalabitano (Tribunal), Avenida do Brasil, Largo Cândido dos Reis (Rotunda do W Shopping),Rua Dr. Teixeira Guedes, Rua Guilherme de Azevedo, Rua Serpa Pinto, e fim na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), onde são benzidos por D. José Traquina, Bispo de Santarém, pelas 12h30.

Pelas 11h00 há Pinturas faciais e animação infantil, na Tenda Principal do Reino de Natal de Santarém

Às 15h00, tem lugar o Workshop de Natal: Construção Livro Objeto Parte III, na Tenda Principal do Reino de Natal.

Às 17h00 o Palco do Reino acolhe um Concerto de Natal com a Sociedade Filarmónica da Gançaria, com direção do maestro Samuel Pascoal. O programa do Concerto conta com interpretação das seguintes peças: A Canção de Lisboa (Samuel Pascoal),Lusitanidades (Carlos Marques), Frank Sinatra Hits Medley (arr. Naohiro Iwai), Santana – a portrait (arr. Giancarlo Gazzani), Xutos Medley (arr. Luís Cardoso) e Little Christmas Piece (Al Govan).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início