Natação – CNTN assegura manutenção no Nacional de Clubes

Em Desporto

O Clube de Natação de Torres Novas participou no Campeonato Nacional de Clubes, 2.ª divisão, em Leiria, a 14 e 15 de dezembro. Este Campeonato contou com mais de 400 nadadores em representação de 35 clubes oriundos de todo o território nacional.

Os nadadores torrejanos tiveram um comportamento muito positivo. No dia 15 de dezembro, os mais jovens nadadores competiram em Abrantes no 2.º Torneio Circuito de Cadetes e na Prova de Apuramento para os Infantis.

22 Recordes Pessoais/24 Recordes CNTN/8 Recordes do Distrito no balanço do Nacional de Clubes

Os Campeonatos Nacionais de Clubes são a prova coletiva de referência da época e o facto de ser o único evento de natação pura, organizado pela Federação Portuguesa de Natação com classificação por equipas confere a estes nacionais um ambiente muito próprio que torna esta prova especial.

O CNTN partiu para estes nacionais com 2 baixas, a equipa masculina esteve privada do contributo de Bernardo Simões e do lado feminino Carolina Neves não competiu (encontram-se a recuperar de lesões), ambos nadadores de quem se espera pontuações de topo. Estas condicionantes não impediram o CNTN de garantir com larga margem de segurança a manutenção na 2.ª divisão. 

A equipa feminina igualou a sua melhor classificação de sempre e ficou a meio da tabela, ocupando o 13.º lugar entre as 24 equipas em competição.

Beatriz Casal, Margarida Morais, Inês Ramos,  Margarida Nicolau, Joana Vicente (estreia em nacionais de clubes), Rita Morais e Rita Oliveira foram as nadadoras que igualaram a melhor classificação do CNTN em Nacionais de Clubes.

As nadadoras alcançaram neste Campeonato 4 recordes distritais (Inês Ramos nos 100 costas Júnior e Absoluto e as estafetas de 4×100 livres e 4×100 estilos), 14 recordes do clube e 9 recordes pessoais. 

A equipa Masculina contou com muitas estreias, Simão Rosa, João Pires,  Pedro Santana,  Diogo Matreno e pelos “repetentes” Pedro Oliveira, Paulo Vakulyuk, Bernardo Simões, Miguel Frade e José Luz e tal como a equipa feminina, alcançaram 4 recordes distritais (Paulo Vakulyuk nos 100 mariposa Júnior e Absoluto, Simão Rosa no escalão Juvenil B nos 50 livres e 50 mariposa), 10 recordes do CNTN e 13 recordes pessoais.

Os nadadores torrejanos obtiveram o 16.º lugar da classificação coletiva e foram a melhor equipa do distrito de Santarém em competição. Sendo uma prova de cariz coletivo, as performances individuais passam para segundo plano, mas não podemos deixar de realçar os contributos dos “universitários” que continuam a nadar mesmo longe do grupo de treino. Rita Oliveira, Miguel Frade e José Luz merecem claramente esse reconhecimento. 
É gratificante verificar a ligação que os antigos nadadores mantém ao CNTN e que se torna mais visível nestes momentos.

2º Torneio Circuito de Cadetes e Prova de Apuramento em Abrantes

Os Cadetes e Infantis do CNTN estiveram em Abrantes no dia 15 de dezembro para participar no Circuito de Cadetes e na Prova de Apuramento para Infantis.Participaram nestes eventos 214 nadadores do distrito de Santarém em representação de 14 clubes. Os mais jovens nadadores continuam o seu processo evolutivo.

Participaram nesta prova Afonso Pinho, Afonso Lopes, Bernardo Simões, Carlos Raposo, Dinis Mendes, Diogo Silva, Duarte Mendes, Francisco Trincão, Francisco Lopes, João Flores, Martim Oliveira, Miguel Cruz, Miguel Pereira, Ricardo Silva, Rodrigo Vicente, Salvador Serra, Simão Oliveira, Tiago Pereira, Tiago Trincão, Beatriz Simões, Camila Luís, Clara Madureira, Laura Conde, Mafalda Lopes, Margarida Pinho, Margarida Luís, Maria Cochicho, Maria Lopes, Maria Santos, Maria Carapau e Mariana Moita.

De 20 a 22 de dezembro o CNTN vai estar em Felgueiras para competir com os Júniores no Campeonato Nacional que vai encerrar este ciclo competitivo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Desporto

Ir para Início