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Tomar – Conselho Municipal de Educação analisa situação do concelho

Em Educação

O Conselho Municipal de Educação de Tomar teve a sua primeira reunião após as alterações legislativas que alteraram a composição dos CME, nomeadamente com a integração de representantes dos conselhos pedagógicos dos Agrupamentos de Escolas e da CCDR-LVT. Nesta reunião a 11 de dezembro ficou também decidida a integração em permanência dos presidentes dos conselhos gerais dos agrupamentos, para além de outras entidades que já integram o órgão como elementos convidados, tendo presente a sua relevância nesta temática.

Das várias informações na área da educação, destacou-se a referência às atividades e projetos realizados no âmbito do PEDIME (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo), designadamente, a constituição de uma equipa multidisciplinar de apoio às escolas, o apetrechamento das EB2/3 Santa Iria e D. Nuno Álvares Pereira com salas do futuro, já em funcionamento em ambas as escolas, ao serviço dos Agrupamentos, o apetrechamento com Kits de Ciência em diversos JI e EB1 do Concelho e a aquisição de tablets para o pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Foram também dadas informações sobre a adesão de Tomar à Associação Internacional das Cidades Educadoras, o Projeto Ambientolix, em desenvolvimento no concelho ( https://ambientolix.pt) e o Projeto Escola de livros.

Para além destas informações, foi feito o balanço do ano letivo 2018/2019 das várias entidades educativas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior e apresentados os dados referentes à Ação Social Escolar e ao Plano Municipal de Transportes 2018/2019. Foi ainda apresentado o plano de atividades municipais para o presente ano letivo, bem como o projeto Noite Saudável no Centro de Portugal, que tem um conjunto de sub projetos direcionados à comunidade escolar.

Dos balanços efetuados pelas instituições de ensino, destaca-se o grande acréscimo de alunos no instituto politécnico, para o qual também contribuem a chegada com maior regularidade de alunos de países de expressão portuguesa, assim como o grande acréscimo de alunos no ensino pré-escolar, básico e secundário, provenientes de vários países do globo, com algum destaque para o Brasil.

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