José António Martins Leitão, um dos advogados mais antigos da cidade de Santarém, faleceu ontem, 18 de dezembro , aos 80 anos de idade.
José António Martins Leitão foi um dos advogados distinguidos com a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados, durante a sessão solene das comemorações nacionais do Dia do Advogado, que decorreu no passado dia 19 de Maio, no Convento de São Francisco, em Santarém. O galardão foi entregue pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo.
A Medalha de Honra da Ordem dos Advogados foi criada por Deliberação do Conselho Geral, de 16 de Abril de 2004, e é o galardão destinado a distinguir os advogados que, pelo seu mérito, honorabilidade e modo de exercício da profissão, tenham contribuído relevantemente para a dignidade e prestígio da advocacia, ou que, pelo exercício empenhado de funções ao serviço da Ordem dos Advogados portugueses, nomeadamente no âmbito dos seus órgãos, tenham contribuído relevantemente para o reforço e prestígio da Ordem e, bem assim, a distinguir os cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes na defesa do Estado de direito ou à advocacia.
As cerimónias fúnebres realizaram-se esta quinta-feira, 19 de Dezembro, pelas 15h00, em Assentiz, Rio Maior, de onde era natural.
O Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, e o Conselho Geral manifestam o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. José António Martins Leitão.
José António Martins Leitão, nasceu a 8 de Março de 1939, licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 10 de Outubro de 1961 e inscreveu-se como Advogado em 20 de Maio de 1966, exercendo na Comarca de Santarém.
Jose Antonio MARTINS LEITAO foi dos primeiros ALFERES MILICIANO que entrou na luta de guerrilhas na inospita GUINE’ – 1963 – 1965. ……. A partir do dia 18 de Dezembro de 2019 a sua nova morada e’ o OLIMPO.
RB – SUOMI