Francisco Dinis reeleito presidente da JS no Congresso Federativo da JS Santarém

Em Região

O XIX Congresso Distrital da Juventude Socialista realizou-se no passado sábado, 21 de dezembro, no auditório da Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça. Francisco Dinis, 29 anos, de Torres Novas, licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa, que se apresentou sob o mote “(Re)Afirmar à Esquerda”, foi reeleito presidente da Federação biénio 2019/2021.

Num Congresso participado, com muitas intervenções, foi apresentado o relatório de atividades, a moção global de estratégia, bem como as diversas moções sectoriais, sendo que, todos os mencionados documentos foram aprovados pelos congressistas. O presidente Francisco Dinis apresentou ainda um voto de louvor em agradecimento pelo desempenho dos militantes que deixaram, naquele momento, a jovem estrutura socialista.

Na sessão de encerramento, que contou com as intervenções do presidente da distrital do PS, António Gameiro, da ministra Maria do Céu Albuquerque, da deputada e representante das mulheres socialistas, Mara Lagriminha, e do representante nacional da JS, Pedro Almeida, o recém reeleito presidente, Francisco Dinis, num discurso marcado pela proximidade, virado essencialmente para o incentivo à participação dos mais jovens, exortou os jovens a que” nunca aceitem que alguém, seja qual for a circunstância, vos impeça de fazer ou dizer algo. Responsáveis, coerentes, leais a vós próprios, aos camaradas e à estrutura de todos nós, arrisquem!” Numa abordagem aos objetivos com incidência nas eleições autárquicas que se avizinham, continuou dizendo que “não podemos esperar por mais um ano, dois anos, 5 ou 10 anos. É agora! Temos objetivos e é o momento para os alcançar. Apostar na representação dos jovens da JS é garantia da aproximação à juventude com o selo de estimulante intervenção, capacidade, inovação e alguma experiência”. Salientou ainda a importância de temas como a saúde, emprego, habitação, ensino superior, o investimento no interior e ambiente, bem como os bons resultados alcançados até ao momento em alguns deles.

No Congresso realizaram-se também eleições para outros órgãos desta estrutura. Eduardo Oliveira continuará na mesa da comissão política. Já o chamusquense Miguel Romão é o novo presidente da comissão de jurisdição. Foram ainda eleitos os representantes da JS na comissão política do Partido Socialista.

Deixar uma resposta