fbpx

Centro Escolar Salgueiro Maia vence “Volta a Portugal em Fruta” do Centro de Frutologia Compal

Em Educação
2.º Prémio da Taça da Fruta de Portugal para o Centro Escolar Salgueiro Maia de Santarém

As turmas 12 e 13 do primeiro ciclo do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, venceram a “Taça da Fruta de Portugal”, depois de terem sido as mais votadas com a participação no desafio “Volta a Portugal em Fruta”, iniciativa em torno das frutas DOP – Denominação de Origem Protegida e IGP – Indicação Geográfica Protegida de Portugal, lançada pelo Centro de Frutologia Compal em 2019.

Cerca de 4.000 crianças das escolas do 1.º ciclo portuguesas receberam o “Mapa das Fruta de Portugal” e responderam afirmativamente ao desafio de participarem na “Volta a Portugal em Fruta 2019”, através da produção de desenhos, ilustrações, pinturas ou poemas.

“A inspiração não faltou a estas turmas cujos projetos foram colocados em votação no Facebook da marca Compal. As comunidades locais reuniram esforços e votaram nas escolas das suas regiões, dando assim a vitória ao Centro Escolar Salgueiro Maia em Santarém e ao Centro Escolar de Resende”.

A Pêra Rocha do Oeste foi a fruta escolhida pela Turma 12 do Centro Escolar Salgueiro Maia, que criou um individual, para colocar na mesa de refeição, que apresenta o desenho de uma Pêra em grande destaque, para lembrar a importância do consumo deste nutritivo alimento.

Ainda no Centro Escolar Salgueiro Maia, a Turma 13 inspirou-se na Pêra Rocha do Oeste e na Maçã Riscadinha de Palmela. O resultado foi uma original banda desenhada que relata a visita de dois amigos à fábrica Compal.

A Volta a Portugal em Fruta é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didáticos a 66 escolas do ensino básico. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

Veja os trabalhos das turmas das várias regiões de Portugal em https://business.facebook.com/CompalPortugal/posts/10157328992285400?__tn__=-R

Para conhecer esta e muitas outras iniciativas do Centro de Frutologia Compal, poderá visitar o site em https://centrofrutologiacompal.pt

1.º Prémio para o Centro Escolar Salgueiro Maia, Santarém

Leave a Reply

Recentes de Educação

Ir para Início
%d bloggers like this: