Triatleta e Agente da PSP de Santarém – Hélder Moringa prepara participação no Iroman

Em Desporto

Triatleta de Santarém e também agente da PSP na cidade, Hélder Moringa soma já vários pódios nos campeonatos nacionais de duatlo, triatlo e trail, além de ter representado Portugal nos campeonatos do Mundo, da Europa e Ibérico.

Aos 49 anos de idade, Hélder Moringa prepara agora a sua participação na sua segunda prova de triatlo Iroman, que se vai realizar pela primeira vez em Portugal, a 26 de setembro de 2020.

Hélder Moringa conta ao Mais Ribatejo como está a preparar a participação naquela que é uma das mais difíceis provas desportivas do mundo.

– Vai ser a sua segunda participação numa Ironman. Que prova é essa?

– Fiz a primeira prova Iroman em Vitória, no País Basco, Espanha, em 2018. É bastante dura. A prova é constituída por 3.800 metros de natação, 180 km de ciclismo, acabando com 42 km de atletismo.

– Sendo uma prova de extrema dureza, exige muito treino, certamente. Como está a fazer a sua preparação?

– Vou treinar cerca de 5 dias por semana, com intervalos de descanso pelo meio. Os treinos podem ser de natação entre 1 hora a 1h30, ciclismo entre os 120 km que pode ir até aos 200 km, e a corrida pode variar entre os 15 e os 35 km. Faço também o treino com transição, ou seja, faço por exemplo 120 km de ciclismo e logo de seguida 10 a 15 km de corrida. Costumo fazer os meus treinos de natação nas piscinas do complexo aquático de Santarém, que dispõe de excelentes condições, a corrida e o ciclismo são repartidos entre as cidades de Santarém e de Torres Novas.

– Tem o apoio de algum técnico para acompanhar o seu esforço nos treinos e a evolução da sua condição física?

– Faço regularmente exames médicos que a própria Federação de Triatlo exige para ser atleta federado, e sou acompanhado regularmente pelo massagista Celso Costa, dos Amigos da Massagem. De resto, tenho traçado um plano de treino elaborado por mim mesmo, ouvindo opiniões de técnicos de triatlo e outros atletas mais experientes.

– Como começou no triatlo?

– Já faço triatlo e duatlo há cerca de 10 anos. Actualmente represento a equipa de triatlo dos SNR – Scalabis Night Runners de Santarém, a primeira equipa de triatlo de Santarém que gostaria de ver crescer, esperamos apoios e patrocínios para isso acontecer.

Entretanto, participei em diversas provas do campeonato nacional ao longo destes anos. Já representei Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de triatlo, Campeonato ibérico.

Depois, em 2018, fiz o Ironman de Vitoria, Espanha. Participei em dois triatlos na distância Half Ironman..

– Já conta com vários troféus…

– Sim, fui vice campeão nacional de duatlo cross, isto na categoria de veteranos. Fui vice campeão nacional de clubes em duatlo. Ganhei alguns pódios em algumas provas do campeonato nacional.

Além de triatlo, participo também em provas de trail, onde tenho obtido vários pódios no meu escalão de veteranos.

– Como surgiu o seu interesse pelo desporto e pelo Ironman em particular?

– O Ironmam surge como uma competição comigo próprio, estabelecer metas, chegar ao fim.

– É uma competição muito exigente e dura. Como consegue conciliar com a sua vida?

– Sou Agente da PSP na Esquadra de Santarém. Trabalho em turnos e ainda vou fazendo serviços remunerados, pelo que não é fácil conciliar tudo. Mas sem dúvida que o desporto é muito importante, para um agente da Polícia, e deve ser, cada vez mais, uma presença na atividade policial.

Aproveito para agradecer a todos aqueles que me tem apoiado, desde a minha família, patrocinadores, alguns colegas e aquela” pessoa especial” que está sempre ao nosso lado.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Desporto

Ir para Início