Constância – Ponte sobre o Tejo fechada quinta-feira devido a obras

Em Região

A ponte sobre o rio Tejo que faz a travessia entre Constância Sul e Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, vai estar encerrada ao trânsito na quinta-feira, das 09:30 às 17:30, para trabalhos de requalificação, foi hoje anunciado.

Em comunicado conjunto, as câmaras de Constância e de Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, indicaram que os pilares da ponte vão ser reforçados, o que vai obrigar ao encerramento de todo o tabuleiro rodoviário, impedindo a normal circulação.

Os municípios reiteram a urgência da “construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo que resolva de forma definitiva os constrangimentos que se fazem sentir nesta região” e que venha também dar resposta “às necessidades das empresas, das populações e das instituições militares”, uma “batalha” pelo qual os dois municípios dizem que continuarão a lutar”.

Ponte centenária

Ponte da Praia do Ribatejo sobre o rio Tejo liga as estradas nacionais EN3 e EN118, unindo Praia do Ribatejo ao município de Constância.

Inaugurada em 1889, inicialmente era uma ponte ferroviária.

Em 1959, devido ao mau estado da estrutura, a CP construiu outra ao lado, assente sobre os mesmos pilares. A linha abandonada foi cedida às câmaras de Vila Nova da Barquinha e Constância que a adaptaram a ponte rodoviária, inaugurada em 1988.

Em Novembro de 2007 esteve encerrada devido a um deslizamento do tabuleiro.

Em 20 de Julho de 2010 foi novamente encerrada por razões de segurança, sendo de novo reaberta em dia 6 de Abril de 2011

Deixar uma resposta