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Deputado do PS em defesa da região de Santarém na audição do Ministro das Infraestruturas e Habitação

Em Região

No âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 e das Grandes Opções do Plano para 2020, o deputado do Partido Socialista Hugo Costa realizou duas intervenções na audição do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, realizada na segunda-feira, 13 de janeiro. 
Na primeira intervenção, o deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista )PS) salientou as opções que têm vindo a ser tomadas para a área das infraestruturas e da habitação, algumas das quais centrais para os objectivos de descarbonização da economia, com vista ao combate às alterações climáticas.

Para além destas opções terem em conta as questões ambientais e a escolha de transportes colectivos, as mesmas permitem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a poupança das famílias, referiu.

Hugo Costa salientou a importância do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, “mecanismo justo que permitiu milhares de famílias portuguesas poupar centenas de euros mensalmente”. 

CP vai ter 22 novas automotoras

Destacou também a aposta que está a ser feita na ferrovia reflectida na aquisição de material circulante ferroviário. “Falamos de 22 automotoras novas que custam 168 milhões de euros isto para além da aposta na manutenção e recuperação de automotoras que estavam abandonadas”, salientou. 
Hugo Costa também relembrou que, muitos anos depois, a CP e a EMEF voltaram a ser a mesma empresa permitindo economias de escala, melhoria da qualidade e melhorias nos processos.

Hugo Costa salienta que no caso da EMEF, nos últimos 4 anos, o Governo impediu o seu desmantelamento e destruição, através da sua privatização. 
Já no setor ferroviário destacou o Plano Ferrovia 2020 com mais de 2 milhões de euros, até 2023 nos principais eixos ferroviários, sendo 250 milhões de euros investidos só no ano 2020.

A este propósito, o deputado socialista questionou o Ministro desde quando não existia um plano tão claro a nível da ferrovia e se, na realidade, este projeto permite mais rapidez, mais capacidade e melhores ligações.

No sector dos transportes, questionou ainda quais as apostas que são pretendidas fazer. Salientou que o Grupo Parlamentar do PS está “na primeira linha” para responder ao desafio da política de habitação, que defesa garantindo dignidade, equidade e condições de emancipação.
Na segunda intervenção, no mesmo dia e umas horas mais tarde, Hugo Costa focou-se nas matérias de âmbito regional do distrito de Santarém.

Nova travessia no Tejo, novo traçado da linha ferroviária em Santarém

“Defendemos a concretização de uma nova travessia no Tejo, a reabilitação da Ponte Rainha D. Amélia, defendemos a concretização do novo traçado da Linha do Norte, entre Vale de Santarém e Vale Figueira, sendo que se encontra aqui um dos pontos mais sensíveis ao nível de segurança que são as Barreiras de Santarém. Hugo Costa defende também a requalificação da Linha do Norte até ao Entroncamento, a ligação do IC9 A1 a Fátima e a conclusão do IC3″, enunciou.

Sobre o EcoParque do Relvão, Hugo Costa considera que é importante existir uma solução para os resíduos sólidos perigosos não continuarem a  atravessar um conjunto de localidades como Chamusca, Alpiarça e Almeirim. 

Ministro Pedro Nuno Santos fala de “bom prenúncio para o distrito de Santarém”

“Enquanto deputado eleito pelo distrito de Santarém solicito atenção para este tema e também para a Estação do Entroncamento que necessita de ser requalificada. 
Em resposta a esta interpelação, o Ministro  das Infraestruturas e Habitação Pedro Nuno Santos respondeu que os projectos que estão no Programa Nacional de Investimentos (PNI) “são para cumprir no horizonte e que a portaria de extensão de encargos das barreiras de Santarém está pronta, o que é um bom pronúncio para o distrito de Santarém. 

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