fbpx

“Longa presidência ao camarada Presidente da Câmara!”

Em Opinião

Acompanhei, interessado, os milhares de reações à entrevista de cinco páginas do Sr. Presidente da Câmara de Santarém.

Umas pessoas exultaram, outras traçaram rasgados elogios no Facebook; até da China vieram declarações de apoio. Magnífico!

Em Pernes o povo saiu à rua em manifestação apoiando a construção do pavilhão desportivo que está prometido há 30 anos pelo menos. Alguns dos manifestantes ainda traziam cartazes de Moita Flores com o atual edil ao lado – penso que se enganaram em qualquer coisa… Havia festa e oferta de porco no espeto, mas já do lado da freguesia de S. Vicente do Paúl, não era razão para menos, afinal o PSD já governa Santarém desde 2005.

Outra grande manifestação de alegria, de agentes culturais, ocorreu no Centro Comercial Escala 4. Mau… Não se lembram?! O Escala 4 é aquele que a câmara alugou por 2500 € por mês durante quase dois anos, o que resultou em quase 60 000€ para (…), ops (…) nada de dizer mal e depressa… O Escala 4 foi alugado para apoiar o associativismo. Apoiar o associativismo é bom, pronto!!!

O regozijo também foi notório na oferta de terrenos à Câmara para a colocação de casas mortuárias, anda um corrupio. Antes o município não tinha nenhuma, agora o presidente anuncia duas, uma em S. Pedro e outra junto ao crematório. E nas Fontainhas/Grainho nada! Uma discriminação é o que é…

A propósito de terrenos: é ótimo o anúncio da conclusão do Plano Diretor Municipal para março. Sim, o PDM pois claro… Esse mesmo, aquele que há dezenas de anos anda parado vai já ficar concluído. É claro que o facto do Decreto-Lei n.º 80/2015o obrigar para maio não quer dizer nada… Maldizentes é o que sois…

Houve empresários da tauromaquia que também já expressaram a sua satisfação pelo dinamismo demonstrado pelo senhor presidente. Eu acho bem, não é em todos os concelhos de Portugal que se faz um negócio com 20 000 eurinhos oferecidos pela Câmara!

Mas há mais, na China os capitalistas gritaram: “Longa presidência ao camarada Presidente da Câmara”… Os camaradas que tratam da saúde à EDP agora também vão tratar da nossa. Ora digam lá que não soa bem: Santarém cidade do “cluster da saúde”?! Ah pois! É o novo e privado hospital da Luz cujo proprietário é a chinesa Fosun International.

Esta expressão “cluster da saúde” está bem pensada, vocês vão ver o que vai ser de charters de chineses [onde é que eu já ouvi isto?] a virem tratar-se a Santarém – ainda vamos ter que mudar a ponte Salgueiro Maia de lugar e construir um aeroporto no aeródromo. É… E o que vai ser de médicos e enfermeiros a passar do público para o privado porque este paga mais?! E nós que ficamos ainda com menos saúde no público teremos de lá ir também pagar aos camaradas chineses…

No CNEMA parece que há “uma briga pegada”… E qual é o problema? A Câmara só lá tem 625 000 euros e 19% da estrutura acionista… E o CNEMA não fica em Almeirim?

Aviso: qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência!

Vítor Franco

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Opinião

Ir para Início